PRODUÇÃO DE FANZINES COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DO CLIMA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76670

Palabras clave:

Geografia, Didática, Clima

Resumen

Os eventos atmosféricos sempre tiveram influência nas práticas socioespaciais. Ao longo do tempo, com o desenvolvimento de técnicas que foram incorporadas às práticas produtivas entre outras no cotidiano social, as sociedades foram capazes de se relacionar de forma mais complexa com tais eventos. Este trabalho tem como objetivos divulgar e discutir, à luz da teoria dos gêneros discursivos de Bakhtin (2011; 2016) e da geografia da visibilidade de Gomes (2013; 2017), uma experiência didática realizada com alunos da 1ª série do Ensino Médio. A proposta apresenta uma sequência didática a qual culminou com a produção de fanzines. Concluiu-se que os fanzines manifestaram as formas pelas quais os alunos compreenderam os conteúdos que se relacionam com temáticas que orbitam os conteúdos do clima, por meios dos quais foram valorizadas a produção e criação autorais.

Biografía del autor/a

  • Darlan da Conceição Neves, Secretaria Municipal de Educação (SME-SP)

    Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra e estudante de doutorado em Geografia, pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da rede pública municipal de São Paulo.

Referencias

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas de tradução russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016. 176 p.

______. Estética da criação verbal. Introdução de Paulo Bezerra. Prefácio de Tzvetan Todorov. 6. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2011. 476 p.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Dialogismo, Polifonia e Enunciação. In: BARROS, Diana Luz Pessoa de; FIORIN, José Luiz. (orgs). Dialogismo, polifonia, intertextualidade: em torno de Bakhtin. 2. ed.; 2. reimpr. São Paulo, SP: Edusp, 2011.

COELHO, Vagner Limiro; GUIMARÃES, Iara Vieira. Juventude, histórias em quadrinhos e o ensino de geografia. In: PORTUGAL, Jussara Fraga. (Org). Educação geográfica: diversas linguagens. Salvador, BA: EDUFBA, 2018, p. 63-78.

COSCARELLI, Carla Viana; CANI, Josiane Brunetti. Textos multimodais como objetos de ensino: reflexões em propostas didáticas. In: KERSCH, Dorotea Viana; COSCARELLI, Carla Viana; CANI, Josiane Brunetti. (Orgs). Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016, p. 15-48.

FIORIN, José Luiz. Polifonia textual e discursiva. In: BARROS, Diana, Luz Pessoa de; FIORIN, José Luiz. (Orgs). Dialogismo, polifonia, intertextualidade: em torno de Bakhtin. 2. ed. 2. reimpr. São Paulo, SP: Edusp, 2011, p. 29-36.

GOMES, Paulo César da Costa. O lugar do olhar: elementos para uma geografia da visibilidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

______. Quadros geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. 1ª ed. Bertrand Brasil: São Paulo, 2017.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: <https://bit.ly/2Got27X>. Acesso em: 20 de Jan. 2020

MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. 2. ed., 2ª reimpressão. São Paulo, SP: Contexto, 2015.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e os Multiletramentos. In: ______ (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo, SP: Parábola, 2013. 215 p

SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo, SP: Paulus, 2007. 468 p.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Geografia Física na Educação Básica ou o que ensinar sobre natureza em Geografia? In: MORAIS, Eliana Marta Barbosa de; ALVES, Adriana Olivia; ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira Roque. (Orgs). Contribuições da geografia física para o ensino de geografia. Goiânia, GO: C&A Alfa Comunicação, 2018, p. 13-32.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo, SP: Editora 34, 2017.

Publicado

2020-02-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PRODUÇÃO DE FANZINES COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DO CLIMA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 21, p. 72–92, 2020. DOI: 10.14393/REG-v11-2020-76670. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76670. Acesso em: 27 dec. 2025.