A PESQUISA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v3-2012-80852Abstract
Este texto consiste num relato de experiências sobre a orientação de pesquisa no curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, envolvendo alunos da graduação, sob o título de Vivência Estudantil no Ensino de Geografia. O trabalho, objeto da proposta, foi aprovado pela Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, com incentivo de bolsas de Iniciação Científica, totalizando quatro bolsas. As vivências que aqui referimos, tratam de trabalhos de campo realizados nas áreas de estudo, os distritos de Martinésia, Tapuirama, Miraporanga e Cruzeiro dos Peixotos, no município de Uberlândia, no estado de Minas Gerais, onde os estudantes (bolsistas) desenvolveram a temática.
References
CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2004. 263p.
COSGROVE, Denis. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, Roberto Lobato, ROSENDAHL, Zeny (orgs) Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998, p. 92 – 123.
DEMO, Pedro. Saber pensar. 3. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2002. 159 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31.a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. 148p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17.a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 184 p.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 9.a ed. São Paulo: Cortez, 2004. 118p.
TIBA, Içami. Ensinar aprendendo: como superar os desafios do relacionamento professor-aluno em tempos de globalização. 17.a ed. São Paulo: Gente, 1998.170 p.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


