O JOGO “CAMINHADA MORFOCLIMÁTICA” COMO POTENCIALIDADE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v13-2022-76446Abstract
A Geografia escolar tem como uma de suas funções construir um saber num formato crítico, bem como a forma de pensar dos alunos para que assim, os mesmos, possam agir de maneira consciente e coletiva sobre o seu espaço vivido e sua realidade. Porém, o que se presencia quanto ao ensino da Geografia é a repetição de um conteúdo com características simplória e enfadonha, é o que afirma Lacoste (1988). Com o objetivo de ir além dessa configuração antiga de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, em sua estrutura, que o processo de ensino-aprendizagem se efetue através de competências e habilidades. Diante deste cenário, este artigo busca mostrar como um jogo didático pode contribuir na construção didático-pedagógico apoiando-se no desenvolvimento de competências e habilidades. A pesquisa foi construída através do método qualitativo, mediante as leituras acadêmicas, além do levantamento de um assunto específico de Geografia por meio do livro didático utilizado na escola e a montagem do jogo pelo professor e os alunos em um software e sua aplicação em sala de aula com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, seguida de aplicação de um questionário semi-estruturado. Considera-se que através do lúdico, o jogo pode oferecer aos discentes um raciocínio geográfico dinâmico, crítico e criativo, visando, também, a resolução de problemas e situações fora dos muros da escola.
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Copyright (c) 2022 Marcos Vinícius Sousa Leal

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