O JOGO “CAMINHADA MORFOCLIMÁTICA” COMO POTENCIALIDADE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PA

Autores

  • Marcos Vinícius Sousa Leal Universidade Federal do Pará

Resumo

A Geografia escolar tem como uma de suas funções construir um saber num formato crítico, bem como a forma de pensar dos alunos para que assim, os mesmos, possam agir de maneira consciente e coletiva sobre o seu espaço vivido e sua realidade. Porém, o que se presencia quanto ao ensino da Geografia é a repetição de um conteúdo com características simplória e enfadonha, é o que afirma Lacoste (1988). Com o objetivo de ir além dessa configuração antiga de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, em sua estrutura, que o processo de ensino-aprendizagem se efetue através de competências e habilidades. Diante deste cenário, este artigo busca mostrar como um jogo didático pode contribuir na construção didático-pedagógico apoiando-se no desenvolvimento de competências e habilidades. A pesquisa foi construída através do método qualitativo, mediante as leituras acadêmicas, além do levantamento de um assunto específico de Geografia por meio do livro didático utilizado na escola e a montagem do jogo pelo professor e os alunos em um software e sua aplicação em sala de aula com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, seguida de aplicação de um questionário semi-estruturado. Considera-se que através do lúdico, o jogo pode oferecer aos discentes um raciocínio geográfico dinâmico, crítico e criativo, visando, também, a resolução de problemas e situações fora dos muros da escola.

Biografia do Autor

  • Marcos Vinícius Sousa Leal , Universidade Federal do Pará

    Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), Universidade Federal do Pará (Campus Belém).

Downloads

Publicado

04/03/2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O JOGO “CAMINHADA MORFOCLIMÁTICA” COMO POTENCIALIDADE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 25, p. 187–197, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76446. Acesso em: 21 abr. 2025.