SOCIAL NETWORKS AS A TEACHING RESOURCE FOR THE TEACHING OF GEOGRAPHY: THE FORMATION OF GEOGRAPHIC THINKING IN YOUTH PRACTICES
Keywords:
Geografia Escolar, Ensino de cidade, LinguagensAbstract
Os desafios dos Estágios supervisionados do curso de Geografia-licenciatura da Universidade Federal de Goiás revelam potencialidades e dificuldades nos acadêmicos quanto à constituição de suas identidades e práticas como futuros profissionais, assim como esses mesmos discentes identificam problemas de variadas ordens nas escolas-campo em que estagiam. Este trabalho considera essas duas dimensões, porém, visando uma terceira; as práticas juvenis dos alunos da educação básica na atualidade e as potencialidades que elas possuem para um ensino voltado para a formação do pensamento geográfico, mais especificamente a partir do conteúdo cidade. As redes sociais Tik Tok e Instagram compõem boa parte do espectro das práticas juvenis nos dias atuais, podem ser pensadas como recurso didático por serem constituintes da realidade e possuírem finalidades de socialização entre os estudantes, sendo as linguagens presentes nelas e a linguagem cartográfica, já conhecida da Geografia, que articulam o saber empírico e o conhecimento escolar. A metodologia desse estudo é de base bibliográfica, com considerações reflexivas a partir das experiências vividas. Considera-se que o docente precisa ter repertório suficiente para realizar uma abordagem geográfica do conteúdo, e, a partir disso, conforme a metodologia aqui proposta, executar uma sequência didática que coloque a experiência dos discentes como referência e articule as linguagens presentes nas redes sociais como meio de estimular o interesse pela disciplina.
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