AS REDES SOCIAIS ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA COM PRÁTICAS JUVENIS

Autores

  • Wellington de Carvalho Arantes Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Matheus Henrique Ribeiro Freire Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Pedro Arthur Crivello Neves Pedreira Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Ensino de cidade, Linguagens

Resumo

Os desafios dos Estágios supervisionados do curso de Geografia-licenciatura da Universidade Federal de Goiás revelam potencialidades e dificuldades nos acadêmicos quanto à constituição de suas identidades e práticas como futuros profissionais, assim como esses mesmos discentes identificam problemas de variadas ordens nas escolas-campo em que estagiam. Este trabalho considera essas duas dimensões, porém, visando uma terceira; as práticas juvenis dos alunos da educação básica na atualidade e as potencialidades que elas possuem para um ensino voltado para a formação do pensamento geográfico, mais especificamente a partir do conteúdo cidade. As redes sociais Tik Tok e Instagram compõem boa parte do espectro das práticas juvenis nos dias atuais, podem ser pensadas como recurso didático por serem constituintes da realidade e possuírem finalidades de socialização entre os estudantes, sendo as linguagens presentes nelas e a linguagem cartográfica, já conhecida da Geografia, que articulam o saber empírico e o conhecimento escolar. A metodologia desse estudo é de base bibliográfica, com considerações reflexivas a partir das experiências vividas. Considera-se que o docente precisa ter repertório suficiente para realizar uma abordagem geográfica do conteúdo, e, a partir disso, conforme a metodologia aqui proposta, executar uma sequência didática que coloque a experiência dos discentes como referência e articule as linguagens presentes nas redes sociais como meio de estimular o interesse pela disciplina.

Biografia do Autor

  • Wellington de Carvalho Arantes, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Graduando do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

  • Matheus Henrique Ribeiro Freire, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Graduando do curso de Licenciatura em Geografia da UFG.

  • Pedro Arthur Crivello Neves Pedreira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Graduando do curso de Licenciatura em Geografia da UFG.

Referências

ARRAIS, T. A. Seis modos de ver a cidade. Goiânia: Cânone editorial, 2017.

BENTO, I. P. Estudar a cidade e seus sujeitos para aprender geografia. In: MORAIS, E. M. B. de.; CAVALCANTI, L. de S. (Org). A cidade e seus sujeitos. Goiânia: Editora Vieira, 2011, p. 89-108.

CAVALCANTI, L. de S. A metrópole em foco no ensino de Geografia: o que/para que/para quem ensinar? In: PAULA, F. M. A.; CAVALCANTI, L. S.; SOUZA, V. C. Ensino de Geografia e Metrópole. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2014, p. 27-41.

______. Geografia escolar na formação e prática docentes: o professor e seus conhecimento geográfico. In: Encontro nacional de didática e prática de ensino. Anais... Recife, 2006, p. 109-126.

______ MORAIS, E. M. B. de. A cidade, os sujeitos e suas práticas espaciais cotidianas. Goiânia: Editora Vieira, 2011, p. 13-30.

MENDES, M. A obra Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire e a prática docente na geografia: contribuições para o pensamento geográfico. Geosaberes, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2010.

MONTEIRO, J. C. S. Tik Tok como novo suporte midiático para a aprendizagem criativa. Revista Latino-Americana de Estudos Cientificos, Vitória, v. 1, n. 2, p. 5-20, 2020.

PORTELA, M. O. B. Propostas para o ensino de cidade: Problematizar, sistematizar, sintetizar e significar. In: OLIVEIRA, K. A. T. de; PIRES, L. M. (Org). Ensinar sobre a cidade. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2017, p. 13-29.

SANTOS, L. A. dos. Elementos didáticos da pesquisa para o ensino do conteúdo cidade. In: OLIVEIRA, K. A. T. de; PIRES, L. M. (Org). Ensinar sobre a cidade. Goiânia: Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2017, p. 91-106.

SANTOS, L. P. dos; MENEZES, V. S.; COSTELLA, R. Z. Piaget pedagogo? A criança, o espaço geográfico e a epistemologia do professor. Itinerários reflections, v. 14, n. 2, p. 1-18, 2018.

SOARES, M. I. A tecnologia Web e o ensino da geografia: ser professor com mediação digital. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade de Lisboa, Portugal, 2013.

SOUSA, J. M. de. et al. Uso de redes sociais como ferramenta pedagógica na Educação Básica: um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, 2021.

SOUZA, V. C. de. A construção do conhecimento sobre a cidade e sobre o urbano na formação inicial de professor de Geografia. Goiânia: Editora Vieira, 2011, p.109-127.

VIEIRA, C. O.; HIGINO, V. L. F. Uso da tecnologia no ensino da geografia na educação básica: o Instagram como instrumento metodológico. Universidade Estadual da Bahia, Jacobina – BA, 2019.

Downloads

Publicado

04/03/2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AS REDES SOCIAIS ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA COM PRÁTICAS JUVENIS. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 25, p. 121–135, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76392. Acesso em: 21 abr. 2025.