AS REDES SOCIAIS ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA COM PRÁTICAS JUVENIS
Palavras-chave:
Geografia Escolar, Ensino de cidade, LinguagensResumo
Os desafios dos Estágios supervisionados do curso de Geografia-licenciatura da Universidade Federal de Goiás revelam potencialidades e dificuldades nos acadêmicos quanto à constituição de suas identidades e práticas como futuros profissionais, assim como esses mesmos discentes identificam problemas de variadas ordens nas escolas-campo em que estagiam. Este trabalho considera essas duas dimensões, porém, visando uma terceira; as práticas juvenis dos alunos da educação básica na atualidade e as potencialidades que elas possuem para um ensino voltado para a formação do pensamento geográfico, mais especificamente a partir do conteúdo cidade. As redes sociais Tik Tok e Instagram compõem boa parte do espectro das práticas juvenis nos dias atuais, podem ser pensadas como recurso didático por serem constituintes da realidade e possuírem finalidades de socialização entre os estudantes, sendo as linguagens presentes nelas e a linguagem cartográfica, já conhecida da Geografia, que articulam o saber empírico e o conhecimento escolar. A metodologia desse estudo é de base bibliográfica, com considerações reflexivas a partir das experiências vividas. Considera-se que o docente precisa ter repertório suficiente para realizar uma abordagem geográfica do conteúdo, e, a partir disso, conforme a metodologia aqui proposta, executar uma sequência didática que coloque a experiência dos discentes como referência e articule as linguagens presentes nas redes sociais como meio de estimular o interesse pela disciplina.
Referências
ARRAIS, T. A. Seis modos de ver a cidade. Goiânia: Cânone editorial, 2017.
BENTO, I. P. Estudar a cidade e seus sujeitos para aprender geografia. In: MORAIS, E. M. B. de.; CAVALCANTI, L. de S. (Org). A cidade e seus sujeitos. Goiânia: Editora Vieira, 2011, p. 89-108.
CAVALCANTI, L. de S. A metrópole em foco no ensino de Geografia: o que/para que/para quem ensinar? In: PAULA, F. M. A.; CAVALCANTI, L. S.; SOUZA, V. C. Ensino de Geografia e Metrópole. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2014, p. 27-41.
______. Geografia escolar na formação e prática docentes: o professor e seus conhecimento geográfico. In: Encontro nacional de didática e prática de ensino. Anais... Recife, 2006, p. 109-126.
______ MORAIS, E. M. B. de. A cidade, os sujeitos e suas práticas espaciais cotidianas. Goiânia: Editora Vieira, 2011, p. 13-30.
MENDES, M. A obra Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire e a prática docente na geografia: contribuições para o pensamento geográfico. Geosaberes, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2010.
MONTEIRO, J. C. S. Tik Tok como novo suporte midiático para a aprendizagem criativa. Revista Latino-Americana de Estudos Cientificos, Vitória, v. 1, n. 2, p. 5-20, 2020.
PORTELA, M. O. B. Propostas para o ensino de cidade: Problematizar, sistematizar, sintetizar e significar. In: OLIVEIRA, K. A. T. de; PIRES, L. M. (Org). Ensinar sobre a cidade. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2017, p. 13-29.
SANTOS, L. A. dos. Elementos didáticos da pesquisa para o ensino do conteúdo cidade. In: OLIVEIRA, K. A. T. de; PIRES, L. M. (Org). Ensinar sobre a cidade. Goiânia: Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2017, p. 91-106.
SANTOS, L. P. dos; MENEZES, V. S.; COSTELLA, R. Z. Piaget pedagogo? A criança, o espaço geográfico e a epistemologia do professor. Itinerários reflections, v. 14, n. 2, p. 1-18, 2018.
SOARES, M. I. A tecnologia Web e o ensino da geografia: ser professor com mediação digital. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade de Lisboa, Portugal, 2013.
SOUSA, J. M. de. et al. Uso de redes sociais como ferramenta pedagógica na Educação Básica: um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, 2021.
SOUZA, V. C. de. A construção do conhecimento sobre a cidade e sobre o urbano na formação inicial de professor de Geografia. Goiânia: Editora Vieira, 2011, p.109-127.
VIEIRA, C. O.; HIGINO, V. L. F. Uso da tecnologia no ensino da geografia na educação básica: o Instagram como instrumento metodológico. Universidade Estadual da Bahia, Jacobina – BA, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Wellington de Carvalho Arantes, Matheus Henrique Ribeiro Freire, Pedro Arthur Crivello Neves Pedreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.