SCHOOL GEOGRAPHY AND GEOGRAPHIC CONCEPTS: THE IMPORTANCE OF CONTEXTUALIZATION AND SIGNIFICATION IN KNOWLEDGE CONSTRUCTION
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v13-2022-76391Keywords:
Conhecimento, Ensino de geografia, Conceitos geográficos, Metodologias de ensino, Processo Ensino-aprendizagemAbstract
As dificuldades em construir o conhecimento geográfico decorrem em parte do não entendimento dos conceitos geográficos. Diante disto este estudo busca analisar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos geográficos lugar, região e território, no ensino fundamental de escolas públicas de Bacabal-MA. Para atingir o objetivo realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo utilizando-se questionários semiestruturados, com 476 estudantes e 15 professores. Considerando o conceito lugar, cerca de metade dos estudantes do 6º e 7º ano demonstrou compreendê-lo, e a maioria destes alunos conseguiu identificar exemplos de lugares. Sobre região menos da metade dos estudantes do 6º, 7º e 9º ano reconheceram este conceito, a maioria dos estudantes não o identificou por meio de exemplo, com exceção do 8º ano onde 66%, dos estudantes demonstraram compreender o conceito. Os alunos do 8º e 9º ano reconheceram o conceito de território, contudo mais de 70% destes, tiveram dificuldades em identificá-lo a partir de exemplo, expondo a necessidade de um ensino mais contextualizado. Os professores relataram o predomínio de aulas expositivas e dialogadas e leituras no livro didático, é preciso tornar o ensino mais significativo, usar novas metodologias e recursos, considerar os conhecimentos prévios dos alunos, agregar novas informações ao saber dos educandos.
References
ANSELMO, Rita de Cássia Martins de Souza. A formação do professor de geografia e o contexto da formação nacional brasileira. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. de. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2ª versão. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2009.
______. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.
______. O ensino de Geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANNI, Antônio C. et a.l (orgs). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 3ª ed. Porto Alegre: UFRGS/AGB, 2001, p. 57-63.
CARLOS, Ana Fani A. O lugar no/do Mundo. São Paulo: HUCITEC, 2007.
CARNEIRO, Sonia Maria Marchiorato. A importância educacional da geografia. Educar, Curitiba, nº 9, p. 121-125, 1998.
CAVALCANTI, Lana de Sousa. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 18 ed. Campinas: Papirus, 2013.
CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. (orgs.) Geografia: Conceitos e Temas. 5ª edição. Bertrand: Rio de Janeiro, 2014.
______. Região e organização espacial. Editora Ática, 2000.
COUTINHO, Joseane Scheila; CIGIOLLINI, Adilar Antônio. Alternativas metodológicas para o ensino da geografia nos anos finais do ensino fundamental In: PARANÁ. Secretaria de Educação do Estado (SEE). Cadernos P. D. E., Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Curitiva-PR: SEE, 2014.
DA SILVA, Maria do Socorro Ferreira; DA SILVA, Edimilson Gomes. O ensino da geografia e a construção dos conceitos científicos geográficos. VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”, Anais... São Cristóvão-SE/Brasil. Sergipe, 2012.
GIOMETTI, Analúcia Bueno dos Reis; PITTON, Sandra Elisa Contri; ORTIGOZA, Silvia Aparecida Guarnieri. Leitura do Espaço Geográfico Através das Categorias: Lugar, Paisagem e Território. Conteúdos e Didática de Geografia, UNESP. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47175/1/u1_d22_v9_t02.pdf>.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/XXXXX/panorama>. Acesso em dez de 2020
LANDIM NETO, Francisco Oliveira; DIAS, Francisco Otávio; DIAS, Raimundo Helion Lima. Mapas mentais e a construção de um ensino de Geografia significativo: algumas reflexões. Revista Geoaraguaia, v. 1, n. 1, 2011.
MENDES, Marlene Pereira Barros da Silva; SCABELLO, Andréa Lourdes Monteiro. As metodologias de ensino de geografia e os problemas de aprendizagem: a questão da apatia. Revista Form@ re-Parfor/UFPI, v. 3, n. 2, 2016.
MORAES, Antônio Carlos Robert. Geografia, pequena história crítica. 21. Ed. São Paulo: Ed. Annablume, 2007.
MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. Meaningful Learning Review, v. 1 (3), p. 25-46, 2011.
MOREIRA, Ruy. O pensamento geográfico brasileiro: as matrizes da renovação. São Paulo: Contexto, 2009.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. A geografia: pesquisa e ensino. In: Carlos, Ana Fani Alessandri (Org). Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 2013.
______; OLIVEIRA Ariovaldo Umbelino de (Orgs). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. 4. ed., 2a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.
OLIVEIRA, Erilmar Dias; FERREIRA CAMPOS, Maria Alcicleide. Análise do ensino de geografia no ensino fundamental no município de Portalegre-RN. GEOTemas, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil, v. 1, n. 2, p. 101-117, jul./dez., 2011.
OLIVEIRA, Leonise Maciel; FARENZENA, Deina. Ensino de geografia em escolas públicas de ensino fundamental do município de Mata, RS. Disciplinarum Scientia Ciências Humanas, v. 9, n. 1, p. 1-16, 2008.
PELIZZARI, Adriana et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC, v. 2, n. 1, p. 37-42, 2002.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998.
SILVA, Aline Luzia da. Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras-PB, 2014.
SILVA, Maria do Socorro Ferreira da; SILVA, Edimilson Gomes da. O ensino da geografia e a construção dos conceitos científicos geográficos. VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão–SE/Brasil. Anais... Sergipe, 2012.
SILVA, Maria Rejane. O ensino-aprendizagem das categorias geográficas nas séries iniciais do ensino fundamental no município de Riacho das Almas-PE. Dissertação (Mestrado em Geografia). 121 p. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2010.
SURMACZ, Elaine Cristina Soares; ANDRADE, Leia de. Estratégias de ensino em geografia. Paraná: Unicentro, 2015.
THIESEN, Juares da Silva. Geografia escolar: dos conceitos essenciais às formas de abordagem no ensino. Geografia Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 1, p. 85-95, 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Ceália Cristine dos Santos, Thiago da Conceição Dias, Vanessa Reis Barboza

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


