A GEOGRAFIA ESCOLAR E OS CONCEITOS GEOGRÁFICOS: IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO E DA SIGNIFICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Palavras-chave:
Conhecimento, Ensino de geografia, Conceitos geográficos, Metodologias de ensino, Processo Ensino-aprendizagemResumo
As dificuldades em construir o conhecimento geográfico decorrem em parte do não entendimento dos conceitos geográficos. Diante disto este estudo busca analisar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos geográficos lugar, região e território, no ensino fundamental de escolas públicas de Bacabal-MA. Para atingir o objetivo realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo utilizando-se questionários semiestruturados, com 476 estudantes e 15 professores. Considerando o conceito lugar, cerca de metade dos estudantes do 6º e 7º ano demonstrou compreendê-lo, e a maioria destes alunos conseguiu identificar exemplos de lugares. Sobre região menos da metade dos estudantes do 6º, 7º e 9º ano reconheceram este conceito, a maioria dos estudantes não o identificou por meio de exemplo, com exceção do 8º ano onde 66%, dos estudantes demonstraram compreender o conceito. Os alunos do 8º e 9º ano reconheceram o conceito de território, contudo mais de 70% destes, tiveram dificuldades em identificá-lo a partir de exemplo, expondo a necessidade de um ensino mais contextualizado. Os professores relataram o predomínio de aulas expositivas e dialogadas e leituras no livro didático, é preciso tornar o ensino mais significativo, usar novas metodologias e recursos, considerar os conhecimentos prévios dos alunos, agregar novas informações ao saber dos educandos.
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