UM ESTUDO SOBRE TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA NO DISTRITO DE PECÉM - SÃO GONÇALO DO AMARANTE-CE

Autores

  • Felipe da Rocha Borges Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Juliana Felipe Farias Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v3-2012-80845

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Ensino de Geografia, Transformações socioespacias

Resumo

As intensas transformações socioespacias vivenciadas na atualidade são sentidas nos mais diversos setores, dentre eles o educacional.  No distrito de Pecém, localizado no município de São Gonçalo do Amarante – Ceará/Brasil, é possível visualizar várias dessas transformações, motivadas pela implantação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) no final da década de 1990. Essas transformações ocorridas no distrito intensificaram os fluxos migratórios, alteraram a economia local e modificaram a realidade vivenciada pelos moradores locais, em especial, no setor educacional. O presente artigo traz uma análise dessas transformações que ocorreram no distrito e seus impactos educacionais, utilizando-se como base para essa análise a Teoria da Aprendizagem Significativa, a qual fornece importantes contribuições teórico-metodológicas que viabilizam a compreensão dos estudantes frente às rápidas transformações ocorridas em Pecém.

Biografia do Autor

  • Felipe da Rocha Borges, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Mestrando do programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado em Geografia pela UFC

  • Juliana Felipe Farias, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Doutoranda do programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada e Mestre em Geografia pela UFC. 

Referências

ANTUNES, Celso. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis (RJ): Vozes, 2009.

AUSUBEL, D. P. Psicologia educativa: un punto de vista cognoscitivo. México, Trillas, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia : saberes necessários à prática educativa. 33ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Cadernos de Aplicação, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 143-156, 1998.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: Instituto de Física/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.

OLIVEIRA, C. D. M. Para Pensar Cultura Escolar a Partir da Periferia Globalizada. In:NUNES, Flaviana Gasparotti (org.).Ensino de geografia: novos olhares e práticas. Dourados, MS: UFGD, 2011.

SANTOS, Milton. Espaço e Método. 4ª ed. São Paulo: Nobel, 1997.

Downloads

Publicado

20-07-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UM ESTUDO SOBRE TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA NO DISTRITO DE PECÉM - SÃO GONÇALO DO AMARANTE-CE. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p. 55–68, 2012. DOI: 10.14393/REG-v3-2012-80845. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80845. Acesso em: 26 dez. 2025.