UM ESTUDO SOBRE TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA NO DISTRITO DE PECÉM - SÃO GONÇALO DO AMARANTE-CE
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v3-2012-80845Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Ensino de Geografia, Transformações socioespaciasResumo
As intensas transformações socioespacias vivenciadas na atualidade são sentidas nos mais diversos setores, dentre eles o educacional. No distrito de Pecém, localizado no município de São Gonçalo do Amarante – Ceará/Brasil, é possível visualizar várias dessas transformações, motivadas pela implantação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) no final da década de 1990. Essas transformações ocorridas no distrito intensificaram os fluxos migratórios, alteraram a economia local e modificaram a realidade vivenciada pelos moradores locais, em especial, no setor educacional. O presente artigo traz uma análise dessas transformações que ocorreram no distrito e seus impactos educacionais, utilizando-se como base para essa análise a Teoria da Aprendizagem Significativa, a qual fornece importantes contribuições teórico-metodológicas que viabilizam a compreensão dos estudantes frente às rápidas transformações ocorridas em Pecém.
Referências
ANTUNES, Celso. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis (RJ): Vozes, 2009.
AUSUBEL, D. P. Psicologia educativa: un punto de vista cognoscitivo. México, Trillas, 1988.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia : saberes necessários à prática educativa. 33ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Cadernos de Aplicação, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 143-156, 1998.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: Instituto de Física/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.
OLIVEIRA, C. D. M. Para Pensar Cultura Escolar a Partir da Periferia Globalizada. In:NUNES, Flaviana Gasparotti (org.).Ensino de geografia: novos olhares e práticas. Dourados, MS: UFGD, 2011.
SANTOS, Milton. Espaço e Método. 4ª ed. São Paulo: Nobel, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


