A AULA UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v3-2012-80841Palavras-chave:
Educação Superior, Ensino de Geografia, Trabalho Docente, Racionalidade PedagógicaResumo
Este artigo é resultado de uma investigação que teve por objeto o trabalho e a mobilização de saberes docentes e como foco principal de análise os limites e as possibilidades da racionalidade pedagógica no Ensino Superior. A fundamentação teórica ancora-se em diversos estudos que procuram mapear as racionalidades que movem esses profissionais em situação de trabalho, tendo como referencial a prática docente. O objetivo da pesquisa foi compreender os elementos constituintes da relação teoria-prática no trabalho docente desenvolvido em um curso de licenciatura em Geografia por professores sem formação pedagógica. A pesquisa moveu-se a partir do seguinte problema: Qual a relação teoria-prática no trabalho docente desenvolvido pelos professores do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, sem formação pedagógica? Diante da complexidade do objeto, utilizou-se da pesquisa qualitativa, uma vez que esta privilegia os significados, experiências, motivos, sentimentos, atitudes e valores dos professores envolvidos com o fenômeno a ser investigado. Os resultados da pesquisa evidenciam que os docentes investigados, movidos por uma racionalidade técnica, possuem uma pedagogia própria pautada na transmissão do conteúdo, e segundo suas representações não consideram a formação pedagógica como base para a docência, mas sim os saberes da área específica da sua formação profissional.
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