O TRABALHO DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v3-2012-80839Palavras-chave:
Intervenção Pedagógica, Ensino Médio, Lixo Urbano, Problemas AmbientaisResumo
O principal objetivo deste texto é analisar a eficácia do trabalho de campo no ensino de Geografia, dentro da visão de alunos e professoras de Geografia dos 3º anos do Ensino Médio de uma escola pública de Educação Profissional localizada no sul da Bahia. Como metodologia da pesquisa, realizamos uma intervenção pedagógica com aulas teóricas sobre a questão do lixo urbano, fizemos um trabalho de campo no Aterro Sanitário do município e posteriormente aplicamos um questionário a 50 alunos e entrevistas às duas professoras participantes da pesquisa. Concluímos que a maioria dos alunos, como também as professoras, reconhece o trabalho de campo como uma estratégia eficaz de ensino de Geografia, uma vez que desperta nos alunos um melhor entendimento sobre a complexidade do espaço geográfico, além de tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes e desconstruir a dicotomia teoria versus prática.
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