O TRABALHO DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO EM GEOGRAFIA

Autores

  • Sírius Oliveira Souza Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Rita Jaqueline Nogueira Chiapetti Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v3-2012-80839

Palavras-chave:

Intervenção Pedagógica, Ensino Médio, Lixo Urbano, Problemas Ambientais

Resumo

O principal objetivo deste texto é analisar a eficácia do trabalho de campo no ensino de Geografia, dentro da visão de alunos e professoras de Geografia dos 3º anos do Ensino Médio de uma escola pública de Educação Profissional localizada no sul da Bahia. Como metodologia da pesquisa, realizamos uma intervenção pedagógica com aulas teóricas sobre a questão do lixo urbano, fizemos um trabalho de campo no Aterro Sanitário do município e posteriormente aplicamos um questionário a 50 alunos e entrevistas às duas professoras participantes da pesquisa. Concluímos que a maioria dos alunos, como também as professoras, reconhece o trabalho de campo como uma estratégia eficaz de ensino de Geografia, uma vez que desperta nos alunos um melhor entendimento sobre a complexidade do espaço geográfico, além de tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes e desconstruir a dicotomia teoria versus prática.

 

Biografia do Autor

  • Sírius Oliveira Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    Licenciado em Geografia. Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-BA. Mestrando em Geografia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

  • Rita Jaqueline Nogueira Chiapetti, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

    Licenciada e Bacharel em Geografia. Mestre e Doutora em Geografia. Ensina nos Cursos de Especialização em Ensino de Geografia e Licenciatura e Bacharelado em Geografia. Professora Adjunta na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-BA

Referências

AMORIM, M. E. O trabalho de campo como recurso de ensino em Geografia, em unidades de conservação ambiental. 2006. 170 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre. 2006.

BRAUN, A. M. S. Rompendo os muros da sala de aula: o trabalho de campo na aprendizagem de geografia. Revista Mirante, Goiânia, v. 13, n.01, p. 250-272, jan./jun. 2007. Disponível em: <http://www.revistamirante.net/2ed07.htm>. Acesso em: 20 ago. 2009.

CALLAI, H. C. O estudo do município ou a geografia nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. (Orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRG/AGB-Seção Porto Alegre, 1999, p.75-80.

CASTROGIOVANI, A. C. et al. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 1998.

______. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2005.

GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre:

Artes Médicas, 1995.

LACOSTE, Y. A Geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Tradução de Maria Cecília França. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1989.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública. São Paulo: Loyola, 1995.

MARTINS, R. E. M. W. Os caminhos da geografia como disciplina escolar. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 13, Recife, 2006. Anais... Recife: UFRE, 2006, p. 18-24.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sociohistórico. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1995.

PEDROSA, L. E; SILVA, R. da. Trabalho de campo como recurso didático: roteiros e metodologias para o espaço urbano de Catalão. Observatório Geográfico de Goiás. Goiânia, 2005. Disponível em: <http://www.ufg.br/this2/uploads/files/214/SILVA__Ronaldo_trabalho_ recurso_did_tico.pdf >. Acesso em: 04 jul .2012.

PEREIRA, R. M.; SOUZA, J. C. de. Uma reflexão acerca da importância do trabalho de campo e sua aplicabilidade no ensino de Geografia. Revista Mirante, Goiânia, 2. ed., v. 01, n. 01, p. 1-15, set. 2007. Disponível em: <http://www.ufg.br/this2/uploads/files/214/uma_reflexao_acerca_da_importancia_do_trabalho_de_campo.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2012.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

PONTUSCHKA, N. A Geografia: pesquisa e ensino. In: CARLOS, A. F. A. Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999, p. 111-142.

RESENDE, M. S. O saber do aluno e o ensino da geografia. In: VESENTINI, J. W. (Org.) Geografia e ensino: textos críticos. Campinas, SP: Papirus, 1989, p. 83-115.

SILVA, O. A. da. Geografia: metodologia e técnicas de ensino. Feira de Santana, BA: Editora da UEFS, 2004.

SUERTEGARAY, D. M. A. Geografia Física e Geomorfologia: uma (re)leitura. Ijuí, RS: Editora da UNIJUI, 2002, p. 15-23.

URQUIZA, L. B.; ASARI, A. Y. Trabalho de campo: fonte motivadora no ensino de Geografia. In: CALVENTE, M. del C. M. H.; ARCHELA, R. S.; GRATÃO, L. H. B. (Orgs.). Múltiplas Geografias: ensino - pesquisa - reflexão. Londrina, PR: Edições Humanidades, 2007, v. IV, p. 281-303.

VENTURI, L. A. B. O papel da técnica no processo de produção científica. In: ______ (Org.). Praticando geografia: técnicas de campo e laboratório. São Paulo: Oficina de Textos, 2005, p. 13-18.

VIGOSTSKY, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

Downloads

Publicado

20-07-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O TRABALHO DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO EM GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p. 3–22, 2012. DOI: 10.14393/REG-v3-2012-80839. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80839. Acesso em: 26 dez. 2025.