PRIMEIRO DIA DE ESTÁGIO: DO MEDO NO RECREIO AOS DESAFIOS NA AULA PARA UMA TURMA DE 5.o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Aline de Freitas Roldão Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v2-2011-80835

Resumo

Apresento nesse texto uma narrativa sobre o meu primeiro dia de estágio em ensino de geografia em uma escola municipal de Uberlândia-MG. Trata-se do Estágio Supervisionado I, realizado no primeiro semestre letivo de 2011 no curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, no qual esse estágio é voltado para a educação infantil e os anos iniciais (1.o ao 5.o anos) do ensino fundamental, tendo uma carga horária prática pequena. As atividades de ensino para o estágio na escola foram elaboradas de forma coletiva pelos estagiários e o professor orientador do estágio na universidade e realizadas por duplas de estagiários em aulas para quatro turmas de 4.o ano do ensino fundamental e uma de 5.o ano. Os temas e conteúdos das atividades de ensino foram indicados pelas professoras da escola, conforme o programa de ensino que estavam desenvolvendo com as turmas. Para as classes de 4.o ano o tema indicado foi “Hidrografia do Município de Uberlândia” e para a de 5.o ano, “Bacias hidrográficas do Brasil”. Para abordagem nas aulas, foram empregados mapas e plantas, fotografias, imagens de satélite, textos, vídeos, perfil topográfico, uma maquete do relevo com hidrografia do Brasil e outra de uma área grande da cidade, incluindo o entorno da escola com a localização.

Biografia do Autor

  • Aline de Freitas Roldão, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

16-01-2012

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

PRIMEIRO DIA DE ESTÁGIO: DO MEDO NO RECREIO AOS DESAFIOS NA AULA PARA UMA TURMA DE 5.o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 151–154, 2012. DOI: 10.14393/REG-v2-2011-80835. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80835. Acesso em: 26 dez. 2025.