PRIMEIRO DIA DE ESTÁGIO: DO MEDO NO RECREIO AOS DESAFIOS NA AULA PARA UMA TURMA DE 5.o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v2-2011-80835Resumo
Apresento nesse texto uma narrativa sobre o meu primeiro dia de estágio em ensino de geografia em uma escola municipal de Uberlândia-MG. Trata-se do Estágio Supervisionado I, realizado no primeiro semestre letivo de 2011 no curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, no qual esse estágio é voltado para a educação infantil e os anos iniciais (1.o ao 5.o anos) do ensino fundamental, tendo uma carga horária prática pequena. As atividades de ensino para o estágio na escola foram elaboradas de forma coletiva pelos estagiários e o professor orientador do estágio na universidade e realizadas por duplas de estagiários em aulas para quatro turmas de 4.o ano do ensino fundamental e uma de 5.o ano. Os temas e conteúdos das atividades de ensino foram indicados pelas professoras da escola, conforme o programa de ensino que estavam desenvolvendo com as turmas. Para as classes de 4.o ano o tema indicado foi “Hidrografia do Município de Uberlândia” e para a de 5.o ano, “Bacias hidrográficas do Brasil”. Para abordagem nas aulas, foram empregados mapas e plantas, fotografias, imagens de satélite, textos, vídeos, perfil topográfico, uma maquete do relevo com hidrografia do Brasil e outra de uma área grande da cidade, incluindo o entorno da escola com a localização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


