A GEOGRAFIA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PROVAS DO PERÍODO 2005-2008
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v2-2011-80828Palavras-chave:
ENEM, Ensino de Geografia, Competências, HabilidadesResumo
Diante da proporção que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem tomado no Brasil, afirmando-se como modalidade alternativa ou complementar aos processos de seleção para o acesso ao ensino superior, torna-se relevante uma reflexão sobre tal avaliação. No presente texto, procuramos analisar o contexto no qual esse exame foi instituído, assim como compreender de que forma essa avaliação, que é externa à escola, representa um dos fatores que condicionam a efetivação do currículo do Ensino Médio. A partir dessa contextualização, realizamos uma análise das questões das provas do ENEM nos anos 2005, 2006, 2007 e 2008 que identificamos como possuidoras de conteúdos ou abordagens geográficas. Verificamos que a Geografia encontra-se presente de forma significativa nas provas do período, na medida em que um número grande de questões envolvem direta ou indiretamente conteúdos ou abordagens geográficas. Destaca-se a utilização de diversas linguagens, principalmente imagéticas, presentes nas questões, o que demonstra a importância da Geografia escolar trabalhar com estas desenvolvendo habilidades fundamentais ao processo de alfabetização geográfica.
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