A GEOGRAFIA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PROVAS DO PERÍODO 2005-2008

Autores

  • Lucas Gabriel dos Santos Sayão Universidade Federal da Grande Dourados
  • Flaviana Gasparotti Nunes Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v2-2011-80828

Palavras-chave:

ENEM, Ensino de Geografia, Competências, Habilidades

Resumo

Diante da proporção que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem tomado no Brasil, afirmando-se como modalidade alternativa ou complementar aos processos de seleção para o acesso ao ensino superior, torna-se relevante uma reflexão sobre tal avaliação. No presente texto, procuramos analisar o contexto no qual esse exame foi instituído, assim como compreender de que forma essa avaliação, que é externa à escola, representa um dos fatores que condicionam a efetivação do currículo do Ensino Médio. A partir dessa contextualização, realizamos uma análise das questões das provas do ENEM nos anos 2005, 2006, 2007 e 2008 que identificamos como possuidoras de conteúdos ou abordagens geográficas. Verificamos que a Geografia encontra-se presente de forma significativa nas provas do período, na medida em que um número grande de questões envolvem direta ou indiretamente conteúdos ou abordagens geográficas. Destaca-se a utilização de diversas linguagens, principalmente imagéticas, presentes nas questões, o que demonstra a importância da Geografia escolar trabalhar com estas desenvolvendo habilidades fundamentais ao processo de alfabetização geográfica.

Biografia do Autor

  • Lucas Gabriel dos Santos Sayão, Universidade Federal da Grande Dourados

    Licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

  • Flaviana Gasparotti Nunes, Universidade Federal da Grande Dourados

    Profa. do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Geografia da
    Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC, 1995.

CALLAI, Helena C. A Geografia no Ensino Médio. Revista Terra Livre, São Paulo, AGB, nº. 14, p. 56-89. 1999.

CAVALCANTI, Lana de S. Propostas curriculares de Geografia no Ensino: Algumas Referências de Análise. Revista Terra Livre, São Paulo, AGB, nº 14, p. 111-128, 1999.

CERRI, Luis F. Saberes históricos diante da avaliação do ensino: notas sobre os conteúdos de história nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Universidade Estadual de Ponta Grossa — UEPG (PR). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, nº 48, p. 213-231, 2004.

CHAUÍ, Marilena S. Cultura e Democracia: o discurso competente e outras falas. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

CORAGGIO, José L. Propostas do Banco Mundial para a educação: sentido oculto ou problemas de concepção? In. TOMMASI, Livia de.; WARDE, Miriam J.; HADDAD, Sérgio (Orgs.) O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1996.

CUSSÓ, Roser. A Demografia no Modelo de Desenvolvimento do Banco Mundial: Entre o Estudo Científico, o Controlo da População e as Políticas Neoliberais. In. LE BRÀS, Hervé (Dir). A invenção das populações: biologia, ideologia e política. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.

GONCALVES, Carlos W. P. Reformas no Mundo da Educação. Reformas no Mundo. In: CARLOS, Ana F. A.; OLIVEIRA, Ariovaldo U. de (Orgs.). Reformas no mundo da Educação: parâmetros curriculares e geografia. São Paulo: Contexto, 1999, p. 68-90.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio): Documento Básico. Brasília: MEC/INEP, 1998.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): fundamentação teórico-metodológica. Brasília: MEC/INEP, 2005.

KAERCHER, Nestor A. A Geografia é o nosso dia-a-dia. In. CASTROGIOVANNI, A.C. (org) e outros. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS/AGB – Seção Porto Alegre, 1999, p.11- 20.

SOARES, Laura T. Os custos sociais do ajuste neoliberal na América Latina. São Paulo: Cortez, 2002.

Downloads

Publicado

16-01-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A GEOGRAFIA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PROVAS DO PERÍODO 2005-2008. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 36–59, 2012. DOI: 10.14393/REG-v2-2011-80828. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80828. Acesso em: 26 dez. 2025.