“ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA” NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR"
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v2-2011-80810Palavras-chave:
Ensino da Geografia, Cartografia Escolar, Cartografia Temática, Alfabetização CartográficaResumo
disciplina Cartografia II do curso de Licenciatura em Geografia do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB), em São Paulo. O programa da disciplina abrangia áreas da Cartografia Temática e Escolar, sendo priorizado o aprofundamento inicial da segunda, em função do desconhecimento das representações cartográficas elementares, demonstradas pelos alunos, em especial o da representação bidimensional (plana) do espaço, através de documento básico da Cartografia – o mapa. Diante do inusitado, foi trabalhada a “alfabetização cartográfica” por um semestre e este foi finalizado com a intenção de que os alunos, futuros professores da rede de ensino, possam efetuar esta transposição didática do saber cartográfico acadêmico para o saber cartográfico ensinado, no ensino fundamental e médio.
Referências
ALMANAQUE DO CEBOLINHA. São Paulo: Globo, 2006. Mensal. Anjinho em Visto desse jeito. n. 95, p. 35-38.
ALMEIDA, Luciana C. de; NOGUEIRA, Ruth E. In.: NOGUEIRA, Ruth E. (Org.). Motivações hodiernas para ensinar geografia: representações do espaço para visuais e invisuais. 1 ed. Florianópolis: Nova Letra, 2009. p. 107 – 129.
ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org.). Cartografia escolar. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2008. 224 p.: il.
ALMEIDA, Rosângela Doin de; SANCHEZ, Miguel César; PICARELLI Adriano. Atividades cartográficas. v. 1, 2, 3, 4. São Paulo: Atual, 1995.
ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2004. – (Caminhos da Geografia). 115 p.: il.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Ensino Superior. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: Geografia. Brasília: MEC, 1998, 156p.
CALVENTE, Maria del Carmen Maltide Huertas; ARCHELA, Rosely Sampaio; GRATÃO, Lúcia Helena B. (Orgs.). Múltiplas geografias: ensino – pesquisa – reflexão. v. 4. Londrina: Edições Humanidades, 2007, 303 p.
CAMPOS, Simone B. de; OLIVEIRA, Kênya N. de; NOGUEIRA, Ruth E. Nogueira. Oficinas, espaço do saber: construindo conceitos do relevo terrestre. In.: NOGUEIRA, Ruth E. (Org.). Motivações hodiernas para ensinar geografia: representações do espaço para visuais e invisuais. 1 ed. Florianópolis: Nova Letra, 2009. p. 15 - 26.
CHAVES, Ana P. N.; NOGUEIRA, Ruth E. Sensoriamento remoto em sala de aula: descobertas e possibilidades no ensino de Geografia. In.: NOGUEIRA, Ruth E. (Org.). Motivações hodiernas para ensinar geografia: representações do espaço para visuais e invisuais. 1 ed. Florianópolis: Nova Letra, 2009. p. 43 – 66.
FERREIRA, Graça Maria Lemos. Geografia em mapas: noções básicas em Geografia. MARTINELLI, Marcello. Comunicação cartográfica. 3 ed. rev. e atualizada. São Paulo: Moderna, 2000. 87 p.:il.
FRENCH, Thomas E.; VIERCK, Charles J. Desenho técnico e tecnologia gráfica. Tradução Eny Ribeiro Esteves et. al. 8 ed. Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo: Globo, 2005. p. 149 – 178.
LOCH, Ruth E. Nogueira. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. Florianópolis: Ed. da UFCS, 2006. 313 p.:il.
MARTINELLI, Marcello. A sistematização da cartografia temática. In.: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org.). Cartografia escolar. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 193 – 220.
MELO, Ismail Barra Nova de. Proposição de uma cartografia escolar no ensino superior. 2007. 157 f. Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, São Paulo, SP.
OLIVEIRA, Adenildes da Conceição Brito de; TORRES, Eloísa Cristiane. Contos infantis para o ensino de Geografia nas séries iniciais. In.: CALVENTE, Maria del Carmen M. Huertas; ARCHELA, Rosely S.; GRATÃO, Lúcia H. B. (Orgs.). Múltiplas geografias: ensino – pesquisa – reflexão. v. 4. Londrina: Edições Humanidades, 2007. p. 159 - 182.
OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In.: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org.). Cartografia escolar. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 14 – 41.
OLIVEIRA, Cêurio de. Curso de cartografia moderna. Rio de Janeiro: IBGE, 1993. 152 p.
PAVAN, Deizi Morgana; TSUKAMOTO, Ruth Youko. O encantamento do mapa face ao ensino de Geografia. In.: CALVENTE, Maria del Carmen Matilde Huertas; ARCHELA, Rosely Sampaio; GRATÃO, Lúcia Helena B. (Orgs.). Múltiplas geografias: ensino – pesquisa – reflexão. v. 4. Londrina: Edições Humanidades, 2007. p. 129 – 155.
PISSINATI, Mariza Cleonice; ARCHELA, Rosely Sampaio. A alfabetização cartográfica: simples e prática. In.: CALVENTE, Maria del Carmen Matilde Huertas; ARCHELA, Rosely Sampaio; GRATÃO, Lúcia Helena B. (Orgs.). Múltiplas geografias: ensino – pesquisa – reflexão. v. 4. Londrina: Edições Humanidades, 2007. p. 109 – 127.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Cartografia e ensino: proposta e contraponto de uma obra didática. 1996. 178 f. Tese (Livre-docência) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In.: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org.). Cartografia escolar. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 71 – 93.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


