CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO PARAGUAI: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PEDRO JUAN CABALLERO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v5-2014-80317Palavras-chave:
Ensino, Geografia, Paraguai, Disciplina, ProfessoresResumo
O objetivo central deste trabalho foi identificar e analisar as características do ensino de Geografia no Paraguai, tomando como caso a cidade de Pedro Juan Caballero. A metodologia utilizada envolveu: revisão bibliográfica sobre o tema proposto; contatos e visitas aos órgãos ligados à educação em Pedro Juan Caballero para levantamento de informações sobre o sistema de ensino público no Paraguai, organização da estrutura escolar e os currículos utilizados para orientar o processo educacional nas escolas públicas; elaboração de roteiros para entrevistas semiestruturadas com diretores, coordenadores pedagógicos e professores de Geografia atuantes nas escolas públicas em Pedro Juan Caballero. Assim, realizamos visitas às escolas de Pedro Juan Caballero para realização de entrevistas com diretores, coordenadores e professores de Geografia; levantamento e análise do material didático utilizado pelos professores de Geografia e observação de aulas da disciplina. Com base nos procedimentos desenvolvidos, pudemos verificar que a Geografia enquanto disciplina escolar no Paraguai se qualifica e desempenha a função principal de localização dos fatos e fenômenos, sendo complementar aos conteúdos de outras disciplinas, sobretudo a de História. Desta forma, prioriza a descrição e localização dos fatos e fenômenos na superfície terrestre, o que, em nosso entendimento, limita suas contribuições para uma compreensão mais verticalizada da realidade vivida pelo aluno.
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