CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO PARAGUAI: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PEDRO JUAN CABALLERO

Autores

  • Michele Liliane Pereira Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Flaviana Gasparotti Nunes Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v5-2014-80317

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, Paraguai, Disciplina, Professores

Resumo

O objetivo central deste trabalho foi identificar e analisar as características do ensino de Geografia no Paraguai, tomando como caso a cidade de Pedro Juan Caballero.  A metodologia utilizada envolveu: revisão bibliográfica sobre o tema proposto; contatos e visitas aos órgãos ligados à educação em Pedro Juan Caballero para levantamento de informações sobre o sistema de ensino público no Paraguai, organização da estrutura escolar e os currículos utilizados para orientar o processo educacional nas escolas públicas; elaboração de roteiros para entrevistas semiestruturadas com diretores, coordenadores pedagógicos e professores de Geografia atuantes nas escolas públicas em Pedro Juan Caballero. Assim, realizamos visitas às escolas de Pedro Juan Caballero para realização de entrevistas com diretores, coordenadores e professores de Geografia; levantamento e análise do material didático utilizado pelos professores de Geografia e observação de aulas da disciplina. Com base nos procedimentos desenvolvidos, pudemos verificar que a Geografia enquanto disciplina escolar no Paraguai se qualifica e desempenha a função principal de localização dos fatos e fenômenos, sendo complementar aos conteúdos de outras disciplinas, sobretudo a de História. Desta forma, prioriza a descrição e localização dos fatos e fenômenos na superfície terrestre, o que, em nosso entendimento, limita suas contribuições para uma compreensão mais verticalizada da realidade vivida pelo aluno.

Biografia do Autor

  • Michele Liliane Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Licenciada e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). 

  • Flaviana Gasparotti Nunes, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

    Profa. do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Referências

CAVALCANTI, Lana de S. Geografia e Práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2005.

KAERCHER, Nestor A. A Geografia é o nosso dia-a-dia. In: CASTROGIOVANNI, Antônio C. et. al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre. Ed da UFRS/AGB – Porto Alegre,1999, p. 11-21.

KAERCHER, Nestor. A. O gato comeu a geografia crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem da geografia. In: PONTUSCHKA, Nídia N.; OLIVEIRA, Ariovaldo U. de (Orgs.). Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002, p. 221-231.

LEY GENERAL DE EDUCACIÓN – PARAGUAY. Poder Legislativo. Ley nº 1264, Asunción 26 de mayo de 1998. Ministério de Educación y Cultura. Acesso em 28 fevereiro 2013.

MINISTÉRIO DE EDUCACIÓN E CULTURA. Programa de estúdio. Área Historia e Geografía. 7º, 8° e 9° grado. Disponível em http://www.mec.gov.py/cms/recursos/9065 Acesso em 13 de agosto de 2012.

MINISTÉRIO DE EDUCACIÓN Y CULTURA. Livro Didático. Ciencias Sociales. Historia y Geografía. 7º Ano. Editorial Don Bosco. Asunción – Paraguay.1999.

MINISTÉRIO DE EDUCACIÓN Y CULTURA. Livro Didático. Ciencias Sociales. Historia y Geografía. 8º Ano. Editorial Don Bosco. Asunción – Paraguay. 2000.

MINISTÉRIO DE EDUCACIÓN Y CULTURA.Livro Didático. Ciencias Sociales. Historia y Geografía. 9º Ano. Editorial Don Bosco. Asunción – Paraguay. 2000.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. Educação e ensino de geografia na realidade brasileira. In:___ (Org). Para onde vai o ensino de Geografia? São Paulo: Contexto, 1998, p. 135-144.

PEREIRA, Raquel M. F. Amaral. Da geografia que se ensina à gênese da geografia moderna. 3ª edição. Florianópolis: Ed da UFSC. 1999.

PLANO CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARAGUAY. Asunción - Paraguay. 2013.

Downloads

Publicado

28-01-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO PARAGUAI: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PEDRO JUAN CABALLERO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 9, p. 151–168, 2015. DOI: 10.14393/REG-v5-2014-80317. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80317. Acesso em: 26 dez. 2025.