HEMEROTECA: POTENCIALIDADES NA PESQUISA E NO ENSINO DE TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Diego Corrêa Maia Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Jéssica de Andrade Gleizer Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Mariana Rosa dos Santos Guimarães Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v5-2014-80316

Palavras-chave:

Hemeroteca de jornal, Geografia escolar, Temáticas físico-naturais, Didática em Geografia, Climatologia escolar, Notícias de jornal

Resumo

O artigo que apresentamos aos leitores interessados pela educação geográfica e áreas afins, tem como escopo principal expor a produção e as potencialidades de uma hemeroteca de jornal, visando à sua aplicação nos bancos escolares. Essa experiência foi vivenciada no curso de Geografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), nos anos de 2011 e 2012. A hemeroteca de jornal apresenta inúmeras possibilidades didáticas, além de propiciar um excelente repertório para a apreensão de temas geográficos, viabilizando a análise conjuntiva dos elementos físico-naturais e sociais.

Biografia do Autor

  • Diego Corrêa Maia, Universidade Estadual Paulista - Unesp

    Prof, Dr. do curso de Geografia da Unesp/Campus Rio Claro (SP).

  • Jéssica de Andrade Gleizer, Universidade Federal da Bahia - UFBA

    Discente do Curso de Geografia da Universidade Federal da Bahia - UFBA

  • Mariana Rosa dos Santos Guimarães, Universidade Federal da Bahia - UFBA

    Discente do Curso de Geografia da Universidade Federal da Bahia-UFBA

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Publicado

28-01-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

HEMEROTECA: POTENCIALIDADES NA PESQUISA E NO ENSINO DE TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 9, p. 138–150, 2015. DOI: 10.14393/REG-v5-2014-80316. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80316. Acesso em: 26 dez. 2025.