DIDÁTICA E ENSINO DE GEOGRAFIA HOJE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v5-2014-80310

Palavras-chave:

High school, Critical Geography, Public education, Globalization, Learning

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir o processo didático-pedagógico e o ensino de Geografia como desafio a ser enfrentado neste século XXI. O período atual denominado de globalização tem colocado à educação uma competição à parte: a competitividade presente no âmbito escolar tem levado o ensino a uma verdadeira “mercantilização”, impulsionado segundo normas ditadas por organismos internacionais com base no neoliberalismo. Diante dessa situação, como a didática e, especificamente, o ensino de Geografia deve ser compreendido em salas de aula das escolas públicas brasileiras? O trabalho discute o conceito didático-pedagógico segundo várias visões, estabelecendo um histórico da temática no Brasil e as relações com o ensino de Geografia; por conseguinte, apresentam-se a LDB, os PCN e os objetivos da Geografia no ensino médio no período atual, confrontando o ensino de Geografia nos currículos oficiais e a perspectiva crítica da disciplina. Foi realizado um levantamento bibliográfico para servir de suporte teórico à temática proposta. Espera-se dar uma contribuição à discussão do ensino de Geografia a partir da realidade da educação pública de nível médio.

Referências

ANDRADE, M. C. Trajetória e compromissos da geografia brasileira. In: CARLOS, A. F. A. (Org.) A Geografia na sala de aula. 8ª Ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9 – 13.

ANDRIOLI, A. I. . As políticas educacionais no contexto do neoliberalismo. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, Maringá, v. 13, 2002.

BRASIL Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação, 1996.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais:

Geografia. Brasília: MEC, 1995.

CASTANHO, M. E. ; CASTANHO, S. E. M. Contribuição ao estudo da história da didática no Brasil. In: 31ª Reunião Anual da ANPEd, 2008, Caxambu, MG. 31ª Reunião Anual da ANPEd: Anais. Rio de Janeiro, RJ: ANPEd, 2008. v. 01. p. 01-18..

COMÊNIO, João Amós. Didáctica magna. 3. ed. Porto: Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.

DALRI, V. R.; MENEGHEL, S. M. O ensino médio pós-LDBEN/1996: Avanços e Desafios. In: XXV Simpósio Brasileiro - II Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação - Jubileo de Ouro da ANPAE (1961-2011). São Paulo: Anpae, 2011. v. 1. p. 401-401.

DAMIANI, A. L. A geografia e a construção da cidadania. In: CARLOS, A. F. A. (Org.) A Geografia na sala de aula. 8ª Ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 50 – 61.

LACOSTE, Y. A Geografia – Isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Tradução de Maria Cecília França. 19ª Ed. Campinas: Papirus, 1988. 239 p.

LEÃO, V. P.; LEÃO, I. C. Ensino de Geografia e mídia: linguagens e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008. 144 p.

LIBÂNEO, J. C. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a teoria histórico-cultural da atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n.27, p. 5-24, 2004.

LUCKESI, C. C.; PASSOS, E. S. Introdução à filosofia: aprendendo a pensar. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 1996. 271 p.

MINAS GERAIS. Proposta Curricular Educação Básica - 2005: GEOGRAFIA: Ensino Médio. Secretaria Estadual de Educação, Belo Horizonte, 2005.

MOREIRA, R. Pensar e Ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, 2011.

OLIVA, J. T. Ensino de Geografia: um retrato desnecessário. In: CARLOS, A. F. A. (Org.) A Geografia na sala de aula. 8ª Ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 34 – 49.

OLIVEIRA, M. M. A geografia escolar: reflexões sobre o processo didático-pedagógico do ensino. Revista Discente Expressões Geográficas, Santa Catarina, v. 2, jun. 2006, p. 10-24, 2006.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009. 383 p.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 13º Ed. Rio de Janeiro: Record, 2006. 174 p.

SANTOS, M. Técnica, Espaço, Tempo: globalização e Meio Técnico-Científico-Informacional. 5ª Ed. São Paulo: EDUSP, 2008. 176 p.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 12º Ed. Rio de Janeiro: Record, 2008. 473p.

VESENTINI, J. W. Educação e ensino da geografia: instrumentos de dominação e/ou de libertação. In: CARLOS, A. F. A. (Org.) A Geografia na sala de aula. 8ª Ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 14 – 33.

Downloads

Publicado

28-01-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIDÁTICA E ENSINO DE GEOGRAFIA HOJE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS . Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 9, p. 43–62, 2015. DOI: 10.14393/REG-v5-2014-80310. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80310. Acesso em: 26 dez. 2025.