O ENSINO SUPERIOR EM GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE OS CURSOS DE LICENCIATURA NO ÂMBITO DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v5-2014-80308Palavras-chave:
Licenciatura em Geografia, Instituições privadas, Ensino à distância, Formação docenteResumo
O presente trabalho tem o objetivo de trazer à luz uma reflexão sobre a situação atual do ensino superior privado em Geografia no Brasil. Tal propósito se justifica pelo considerável número de instituições particulares que oferecem curso de licenciatura em Geografia, sobretudo na modalidade de ensino à distância (EAD), fato que vem se acentuando a partir da década de 2000. A pesquisa foi feita com base em dados fornecidos pelo sistema eletrônico e-MEC do Ministério da Educação (MEC), referentes ao ano 2013, através da elaboração de mapas da distribuição regional e por unidades da federação, das instituições privadas e públicas que oferecem curso de licenciatura em Geografia, na modalidade presencial e à distância, e das que apresentam cursos extintos/em extinção. Além disso, a partir de dados do MEC/Inep/Deed fez-se a representação gráfica da evolução das matrículas de EAD no Brasil, entre 2000 e 2011. Assim, o trabalho se encontra estruturado em dois tópicos, sendo que no primeiro são feitas algumas considerações sobre o contexto atual do ensino superior privado no país. O segundo se inicia com uma abordagem da evolução da Geografia brasileira no âmbito acadêmico, e, em seguida, busca-se atingir o objetivo proposto, ou seja, a análise do panorama atual dos cursos de licenciatura em Geografia, particularmente no setor privado. Ao final, são feitas algumas considerações sobre tal panorama, refletindo-se acerca das implicações, especialmente do ensino à distância, para a formação docente em Geografia.
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