FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE GEOGRAFIA COM METODOLOGIAS ATIVAS: CONTRIBUIÇÃO TRANSFORMADORA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v15-2024-79998Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Metodologia de ensino, Licenciatura, Geografia, EnsinoResumo
O artigo aborda uma experiência formativa para a docência no ensino de geografia proporcionada pelo Programa de Residência Pedagógica na perspectiva do residente durante o curso de licenciatura. O objetivo principal, ao apresentar uma experiência singular no referido programa, é aprofundar a discussão e a reflexão com uma interpretação abrangente do processo formativo como um todo e avaliar a contribuição do programa para a compreensão da dinâmica da educação em uma escola municipal enfocando a relevância do ensino da Geografia. A metodologia do trabalho consistiu essencialmente em pesquisa bibliográfica e análise de atividades desenvolvidas de forma colaborativa entre o residente, o docente preceptor na escola e o docente orientador na universidade, fundamentando-se em referenciais teóricos sobre aprendizagem significativa, metodologias ativas, formação inicial de professores e ensino de geografia na educação básica. A experiência formativa no Programa Residência Pedagógica, com imersão no ambiente escolar e desenvolvimento de atividades orientadas em aulas na educação básica, revelou ser fundamental a integração entre teoria e prática para o desenvolvimento de habilidades necessárias à docência e que metodologias ativas podem proporcionar melhoria do processo de ensino e aprendizagem em geografia.
Referências
AUSUBEL, David. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: MEC, 2018.
CALLAI, Helena Copetti. A Formação do profissional de geografia: o professor. Coleção:Ciências Sociais. Ijuí: Unijuí, 2013.
CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Formações de professore: concepções e praticas na Geografia. Goiânia-GO: Editora Vieira, 2006. Disponível em: < https://nepeg.com/livros/formacao-do-professor/>.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo, SP. Paz e Terra, 2011.
KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
MORAES, Jerusa Vilhena de. O papel das metodologias ativas no processo de alfabetização científica em Geografia. In: ASCENÇÃO, Valéria de O. R. et al. (Org.). Conhecimentos de Geografia: percursos de formação docente e práticas na Educação Básica. Belo Horizonte, MG: IGC, 2017. [Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais]. Disponível em: < https://repositorio.ufmg.br/server/api/core/bitstreams/4a2efc3f-d8cd-4375-855a-0a41dd457dfe/content>.
MOREIRA, Marco A. Aprendizagem Significativa: um conceito subjacente. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, v. 1 (3), p. 25-46, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jaedson Zeferino de Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


