FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE GEOGRAFIA COM METODOLOGIAS ATIVAS: CONTRIBUIÇÃO TRANSFORMADORA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Authors

  • Jaedson Zeferino de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v15-2024-79998

Keywords:

Aprendizagem significativa, Metodologia de ensino, Licenciatura, Geografia, Ensino

Abstract

O artigo aborda uma experiência formativa para a docência no ensino de geografia proporcionada pelo Programa de Residência Pedagógica na perspectiva do residente durante o curso de licenciatura. O objetivo principal, ao apresentar uma experiência singular no referido programa, é aprofundar a discussão e a reflexão com uma interpretação abrangente do processo formativo como um todo e avaliar a contribuição do programa para a compreensão da dinâmica da educação em uma escola municipal enfocando a relevância do ensino da Geografia. A metodologia do trabalho consistiu essencialmente em pesquisa bibliográfica e análise de atividades desenvolvidas de forma colaborativa entre o residente, o docente preceptor na escola e o docente orientador na universidade, fundamentando-se em referenciais teóricos sobre aprendizagem significativa, metodologias ativas, formação inicial de professores e ensino de geografia na educação básica. A experiência formativa no Programa Residência Pedagógica, com imersão no ambiente escolar e desenvolvimento de atividades orientadas em aulas na educação básica, revelou ser fundamental a integração entre teoria e prática para o desenvolvimento de habilidades necessárias à docência e que metodologias ativas podem proporcionar melhoria do processo de ensino e aprendizagem em geografia.

Author Biography

  • Jaedson Zeferino de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

References

AUSUBEL, David. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: MEC, 2018.

CALLAI, Helena Copetti. A Formação do profissional de geografia: o professor. Coleção:Ciências Sociais. Ijuí: Unijuí, 2013.

CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Formações de professore: concepções e praticas na Geografia. Goiânia-GO: Editora Vieira, 2006. Disponível em: < https://nepeg.com/livros/formacao-do-professor/>.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo, SP. Paz e Terra, 2011.

KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

MORAES, Jerusa Vilhena de. O papel das metodologias ativas no processo de alfabetização científica em Geografia. In: ASCENÇÃO, Valéria de O. R. et al. (Org.). Conhecimentos de Geografia: percursos de formação docente e práticas na Educação Básica. Belo Horizonte, MG: IGC, 2017. [Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais]. Disponível em: < https://repositorio.ufmg.br/server/api/core/bitstreams/4a2efc3f-d8cd-4375-855a-0a41dd457dfe/content>.

MOREIRA, Marco A. Aprendizagem Significativa: um conceito subjacente. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, v. 1 (3), p. 25-46, 2011.

Published

2025-10-09

Issue

Section

Artigos

How to Cite

FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE GEOGRAFIA COM METODOLOGIAS ATIVAS: CONTRIBUIÇÃO TRANSFORMADORA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 15, n. 29, p. 75–85, 2025. DOI: 10.14393/REG-v15-2024-79998. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/79998. Acesso em: 2 jan. 2026.