EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E MEDIDAS DE AÇÃO CONTRA ATAQUES DE CAUSADOR DE EVENTO CRÍTICO OU ATIRADOR ATIVO EM AMBIENTES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v15-2024-79997Palavras-chave:
Educação geográfica, Lugar e Território, Evento crítico, Atirador Ativo, Protocolo civilResumo
Diante de uma realidade onde violentos ataques a ambientes escolares têm se tornado mais frequentes no Brasil, destaca-se nesse estudo a importância da educação geográfica desde os anos iniciais como conhecimento a ser mais explorado no ambiente escolar a partir dos conceitos geográficos lugar e território. O Brasil ainda não possui protocolos específicos para as ações civis diante do contexto de eventos críticos em ambiente escolar, no entanto, existem protocolos civis divulgados por renomadas agências de segurança nacionais e internacionais, para as quais a participação da comunidade escolar é ímpar primeiramente na prevenção, e em último caso, na tentativa de minimizar os danos provocados por causador do evento crítico ou atirador ativo. Para conter essa realidade relativamente recente no Brasil, são válidas as propostas de forte intolerância ao bullying e inserção de uma cultura de paz nos currículos escolares, tornando a escola um lugar cada vez mais seguro e acolhedor.
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