CARTOGRAFIA SOCIAL E PRODUÇÃO DE MAPAS MENTAIS POR ESTUDANTES NA ENSINAGEM DE GEOGRAFIA POLÍTICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v15-2024-79996Palavras-chave:
Cartografia Social, Ensinagem, Metodologia Ativa, GeografiaResumo
O presente artigo, fruto de uma intervenção didática utiliza a Cartografia Social (CS) como ferramenta pedagógica de alfabetização cartográfica e formação crítica de estudantes do ensino médio. Historicamente, a criação de mapas desempenhou um papel central nas sociedades humanas ao ajudar a definir e compreender territórios, e, no contexto educacional, é essencial que os alunos desenvolvam a habilidade de interpretar e criar mapas ao longo de sua jornada acadêmica. Este estudo aplica a CS como uma metodologia ativa para envolver os estudantes na participação coletiva e na construção do conhecimento diante da necessidade de adaptação do ensino às novas realidades vivenciadas pelos alunos. A CS não pretende substituir a cartografia tradicional, mas atua como uma abordagem complementar que estimula o pensamento crítico sobre as relações de poder envolvidas na produção e reprodução dos espaços geográficos. Por meio do mapeamento colaborativo, os estudantes refletem sobre suas próprias experiências espaciais, aprimorando assim a compreensão dos conceitos geográficos. A intervenção foi realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio e teve como foco o conteúdo programático do 3º bimestre. Observou-se que a CS estimula o desenvolvimento crítico e aproxima o estudante da alfabetização cartográfica, demonstrando ser uma metodologia ativa promissora na ensinagem de geografia e com potencial uso interdisciplinar dessa ferramenta.
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