ENSINAR PELA PESQUISA: A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O PAPEL DO PROFESSOR-PESQUISADOR

Autores

  • André Quandt Klug Universidade Federal de Pelotas
  • Adriana Dal Molin Universidade Federal de Pelotas
  • Liz Cristiane Dias

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v6-2015-79848

Palavras-chave:

Ensino, Pesquisa, Geografia

Resumo

Este artigo aborda o tema da pesquisa em meio ao contexto escolar, discute-se a temática a partir da concepção do professor-pesquisador, bem como, da pesquisa entendida como metodologia de ensino, articulando tais concepções ao ensino de Geografia, partindo-se da concepção de Educação Geográfica. Neste sentido, tem-se como principal objetivo discutir o papel e a importância do chamado, professor-pesquisador no âmbito do Ensino de Geografia, advoga-se ao longo do texto, a ideia de que a atuação do professor-pesquisador, e o ensino pela pesquisa, potencializam o Ensino de Geografia pautado em uma concepção de Educação Geográfica. A metodologia utilizada para construção do texto compõe-se de uma revisão de literatura acerca das temáticas pertinentes. Desta forma, o texto está organizado em torno de três tópicos principais, a saber, primeiramente discute-se a questão do professor-pesquisador e o modo como a pesquisa potencializa seu fazer pedagógico, em um segundo momento, discute-se a concepção de Educação Geográfica, e por fim, busca-se relacionar a temática da pesquisa para com a efetivação da Geografia Escolar pautada na concepção de Educação Geográfica.

Biografia do Autor

  • André Quandt Klug, Universidade Federal de Pelotas

    Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas (PPGeo/UFPel), Licenciado em Geografia (UFPel 2014)

  • Adriana Dal Molin, Universidade Federal de Pelotas

    Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas (PPGeo/UFPel), Licenciada em Geografia pela (UFPel 2014)

  • Liz Cristiane Dias

    Doutora em Ensino de Geografia (UNESP 2008), Mestre em Ensino de Geografia (UNESP 2003) e graduada em Geografia (UNESP 2000). Professora adjunto III do Instituto de Ciências Humanas/Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas/UFPel

Referências

BECKER, Fernando. Ensino e pesquisa: qual a relação? In: BECKER, Fernando; e MARQUES, Tania Beatriz Iwasko. (orgs.) Ser professor é ser pesquisador. -2.ed.- Porto Alegre: Mediação, 2010.

CALLAI, Helena Copetti (Org.). Educação Geográfica Reflexão e Prática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Espaço Geográfico escola e seus Arredores. In: CALLAI, Helena Copetti. Educação Geográfica Reflexão e Prática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

______. Para entender a necessidade de práticas prazerosa no ensino de geografia na pós-modernidade. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; KAERCHER, Nestor André. (orgs.) Geografia Práticas Pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: Artemed, 2007.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Os conteúdos Geográficos no Cotidiano da escola e a Meta de Formação de Conceitos. In: ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de; FERREIRA, Joseane Abílio de Souza. (org.) Formação, Pesquisa e Práticas docentes: Reformas curriculares em Questão. João Pessoa: Editora Mídia, 2013.

______. Jovens escolares e suas praticas espaciais cotidianas; o que tem isso a ver com as tarefas de ensinar Geografia? In: CALLAI, Helena Copetti. Educação Geográfica Reflexão e Prática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

______. A Geografia Escolar e a Cidade ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. 3ª ed. Campinas, Papirus. 2012.

DEMO, Pedro. Pesquisa Princípio Científico e Educativo. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1990.

______. Educar Pela Pesquisa. 2ª ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 1997.

KAERCHER, Nestor André. Práticas geográficas para ler pensar o mundo, converentendersar com o outro e entenderscobrir a si mesmo. In:

REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; KAERCHER, Nestor André. (orgs.) Geografia Práticas Pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: Artemed, 2007.

______. Desafios e utopias no Ensino de Geografia. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1997.

REGO, Nelson. Introdução. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; KAERCHER, Nestor André. (orgs.) Geografia Práticas Pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: Artemed, 2007.

SILVA, João Alberto da. O professor pesquisador e a liberdade do pensamento. In: BECKER, Fernando; e MARQUES, Tania Beatriz Iwasko. (orgs.) Ser professor é ser pesquisador. 2ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. BÚRIGO, Carla Cristina Dutra; COLAO, Magda Maria. A formação do educador como pesquisador. In:

______(Org.). A formação do educador como pesquisador no MERCOSUL – CONE SUL. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003.

Downloads

Publicado

14-02-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ENSINAR PELA PESQUISA: A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O PAPEL DO PROFESSOR-PESQUISADOR. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 6, n. 11, p. 65–78, 2016. DOI: 10.14393/REG-v6-2015-79848. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/79848. Acesso em: 30 dez. 2025.