A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Alcimar Paulo Freisleben Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nestor André Kaercher Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-79841

Palavras-chave:

Photography, Geography teaching, Sign, Enunciation, Language

Resumo

Este trabalho traz como discussão as possibilidades didáticas no uso da fotografia como linguagem e recurso metodológico no ensino de Geografia, objetivando desenvolver a capacidade crítica dos alunos. Estudar a imagem enquanto uma linguagem, é considerá-la do ponto de vista histórico, cultural e social, que inclui a comunicação e os sujeitos nela envolvidos. A respeito de estudos que reconhecem a fotografia como uma linguagem, buscamos suporte no linguísta Bakhtin. Pois a fotografia, assim como qualquer outro tipo de linguagem, como a escrita ou a fala, possibilita a interação entre os sujeitos e o diálogo entre eles. Assim as possibilidades didáticas da fotografia são muitas, tanto a impressa, quanto as que estão disponíveis na internet. Esta linguagem visual deve ser estimulada no cotidiano da escola.

Biografia do Autor

  • Alcimar Paulo Freisleben, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutorando em Geografia no POSGEA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bolsista CAPES/PROEX.

  • Nestor André Kaercher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professor Dr. na FACED e POSGEA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

ABICALIL, C. B.; AFONSO JR., Delfim. A imagem e sua dimensão cultural na formação de professores. Revista Pedagógica, v. 7, n. 40, Belo Horizonte: Dimensão, 2001.

ALTHUSSER, L.. Aparelhos Ideológicos do Estado. São Paulo: Graal, 1996.

ALVES, E. L. Roland Barthes e a linguagem fotográfica. Focus Escola de fotografia, 2010. Disponível em: <http://focusfoto.com.br/fotografia-digital/blog5.php/a-mensagem-fotografica-segundo-roland-barthes>. Acesso em: 21 mar. 2014.

BAKHTIN, M.. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.

_______. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.

_______. (1929) Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

BENJAMIN, W. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994a.

________. Pequena história da fotografia. In: Magia e técnica, arte e política ensaios sobre literatura e história da cultura. 7a edição. V. 01. São Paulo: Brasiliense, 1994b.

J. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

BOONE, S. Fotografia, memória e tecnologia. Conexão: Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, v.6, n.12 , p. 13-19, jul. 2007.

BRAIT, B. A construção do sentido: exemplo fotográfico persuasivo. Líbero, São Paulo, v. 06, n. 11, p. 44-49, 2004.

BURKE, P. Testemunha ocular. História e Imagem. Bauru, SP: EDUSC, 2004.

CUMMING, R. Para entender a Arte. São Paulo: Editora Ática, 1996.

DRIGO, M. O.; SOUZA, L. C. P. de. Educação do Olhar: as representações visuais em foco. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 1, n. 1, 2012.

DUBOIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus Editora, 1993.

FERNANDES, H. L. A fotografia como mediadora subversiva na produção do conhecimento. Unicamp - Faculdade de Educação. Campinas, 2005.

FERNANDES JR., R. Entre morros: excesso de referência e abstração. Icônica, 2012. Disponível em: <http://iconica.com.br/site/entre-morros-excesso-de-referencia-e-abstracao/>. Acesso em: 01 maio, 2015.

FERRAZ, C. B. O. Geografia e paisagem: Entre o Olhar e o Pensar. São Paulo, 2001. Tese de Doutorado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP.

GOMES, P. Da escrita à imagem: da fotografia à subjetividade. Porto Alegre: UFRGS - Instituto de Psicologia (Dissertação de Mestrado), 1996.

JAGUARIBE, C. Entre Morros. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

KOSSOY, B. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

LITZ, V. G. O uso da imagem no ensino de História. UFPR- Departamento de Graduação em História. PDE: Curitiba, 2009.

MANINI, M. P. Análise documentária de fotografias: um referencial de leitura de imagens fotográficas para fins documentários. Tese (doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, USP: São Paulo, 2002.

PEIXOTO, M. I. H. Arte e grande público: a distância a ser extinta. Campinas: Autores Associados, 2003.

SANTAELLA, L. Semiótica Aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

SILVA, C. S. A fotografia como processo folkcomunicacional. Revista Internacional de Folkcomunicação, n. 1, CFP/UEPG: Ponta Grossa, 2003.

SILVA, N. R. Fotografia: um enunciado complexo e multifacetado. Revista de Letras, v. 12, n. 13 , Curitiba, DALIC/UTFPR, 2010.

SILVA, M. A. da. A vida e o cemitério dos vivos. In: SILVA, Marco Antonio da (Org.). Repensando a História. São Paulo; Marco Zero, ANPUH, 1984.

SOUZA, S. J.; FARAH, M. N. A Tirania da Imagem na Educação. Presença Pedagógica, v. 4, n. 22, Dimensão, 1998.

Downloads

Publicado

11-08-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12, p. 114–130, 2016. DOI: 10.14393/REG-v7-2016-79841. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/79841. Acesso em: 26 dez. 2025.