A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-79841Palavras-chave:
Photography, Geography teaching, Sign, Enunciation, LanguageResumo
Este trabalho traz como discussão as possibilidades didáticas no uso da fotografia como linguagem e recurso metodológico no ensino de Geografia, objetivando desenvolver a capacidade crítica dos alunos. Estudar a imagem enquanto uma linguagem, é considerá-la do ponto de vista histórico, cultural e social, que inclui a comunicação e os sujeitos nela envolvidos. A respeito de estudos que reconhecem a fotografia como uma linguagem, buscamos suporte no linguísta Bakhtin. Pois a fotografia, assim como qualquer outro tipo de linguagem, como a escrita ou a fala, possibilita a interação entre os sujeitos e o diálogo entre eles. Assim as possibilidades didáticas da fotografia são muitas, tanto a impressa, quanto as que estão disponíveis na internet. Esta linguagem visual deve ser estimulada no cotidiano da escola.
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