A GEOGRAFIA NA ESCOLA: ESPAÇO, TEMPO E POSSIBILIDADES

Autores

  • Maria Edivani Silva Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-79834

Palavras-chave:

Geografia escolar, Metodologias, Espaço e tempo

Resumo

Um dos maiores desafios da Geografia escolar na contemporaneidade é lidar com uma estrutura organizacional escolar herdeira da modernidade. Tempos cronometrados e espaços rígidos de aprendizagem parecem não dialogar com as demandas de uma sociedade mediada por recursos tecnológicos e informacionais. Neste trabalho, tencionou-se compreender o sentido da Geografia e suas reais possibilidades na escola. O objetivo geral foi analisar os fundamentos teórico-metodológicos da Geografia escolar, evidenciando suas características e as razões pelas quais ela passa a compor o currículo escolar. Como desdobramento, buscou-se identificar e caracterizar as metodologias e os recursos materiais favoráveis à dinamização do ensino de Geografia. A metodologia ocorreu mediante levantamento bibliográfico sobre a trajetória da Geografia escolar, as propostas metodológicas e os recursos didáticos, a partir da década de 1990. Nesta análise, verificou-se um saldo positivo sobre as sugestões de procedimentos metodológicos e recursos de ensino. A escola, contudo, não mudou o suficiente para incorporar essas inovações didático-pedagógicas. O estudo revelou que a organização dos tempos e espaços da escola é inspirada no modelo seriado e disciplinar, com uma rotina que subdivide o tempo em cargas horárias iguais para todos, tempo coletivo que reproduz um pattern básico com períodos de trabalho em classe, intervalos e atividades de preparação para os professores. Destacou-se a possibilidade de melhoria da qualidade do ensino de Geografia na Educação Básica, pela maximização do ambiente escolar.

Biografia do Autor

  • Maria Edivani Silva Barbosa

    Doutora em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta do Departamento de Geografia UFC. Possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia (UFC), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Este artigo é proveniente de parte de nossos estudos no Doutorado. A Tese foi defendida em outubro de 2014, na Faculdade de Educação (FACED) da UFC e tem como título Docência e Geografia Escolar: espaço, tempo e possibilidades. Departamento de Geografia, Bloco 911, Centro de Ciências, Campus do Pici, Fortaleza- CE

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Publicado

11-08-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A GEOGRAFIA NA ESCOLA: ESPAÇO, TEMPO E POSSIBILIDADES. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12, p. 82–113, 2016. DOI: 10.14393/REG-v7-2016-79834. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/79834. Acesso em: 26 dez. 2025.