A GEOGRAFIA NA ESCOLA: ESPAÇO, TEMPO E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-79834Palabras clave:
Geografia escolar, Metodologias, Espaço e tempoResumen
Um dos maiores desafios da Geografia escolar na contemporaneidade é lidar com uma estrutura organizacional escolar herdeira da modernidade. Tempos cronometrados e espaços rígidos de aprendizagem parecem não dialogar com as demandas de uma sociedade mediada por recursos tecnológicos e informacionais. Neste trabalho, tencionou-se compreender o sentido da Geografia e suas reais possibilidades na escola. O objetivo geral foi analisar os fundamentos teórico-metodológicos da Geografia escolar, evidenciando suas características e as razões pelas quais ela passa a compor o currículo escolar. Como desdobramento, buscou-se identificar e caracterizar as metodologias e os recursos materiais favoráveis à dinamização do ensino de Geografia. A metodologia ocorreu mediante levantamento bibliográfico sobre a trajetória da Geografia escolar, as propostas metodológicas e os recursos didáticos, a partir da década de 1990. Nesta análise, verificou-se um saldo positivo sobre as sugestões de procedimentos metodológicos e recursos de ensino. A escola, contudo, não mudou o suficiente para incorporar essas inovações didático-pedagógicas. O estudo revelou que a organização dos tempos e espaços da escola é inspirada no modelo seriado e disciplinar, com uma rotina que subdivide o tempo em cargas horárias iguais para todos, tempo coletivo que reproduz um pattern básico com períodos de trabalho em classe, intervalos e atividades de preparação para os professores. Destacou-se a possibilidade de melhoria da qualidade do ensino de Geografia na Educação Básica, pela maximização do ambiente escolar.
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