ENSINO E PESQUISA EM GEOGRAFIA

Autores

  • Raimunda Áurea Dias de Sousa Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-79833

Palavras-chave:

Ensino, Pesquisa, Geografia, Teoria, Prática

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido na Universidade de Pernambuco/Petrolina, com alunos do Colegiado de Geografia que não concluíram o curso no período regular de quatro anos. O que instigou a descortinar os problemas relativos ao acúmulo de alunos que não concluem o curso no período previsto se deu quando se observou que os discentes chegavam ao VIII período, finalizavam as disciplinas, deixando pendente o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Sendo assim, o trabalho objetiva analisar a ausência da pesquisa na formação dos discentes de Licenciatura em Geografia e as implicações na conclusão do trabalho final de curso. É importante destacar que, desde a inserção da monografia no curso de Geografia na UPE/Petrolina em 2007, há um distanciamento entre a pesquisa e o ensino. Isso remete a pensar que inseriram atividades investigativas na graduação, particularmente nas licenciaturas, a exemplo de monografias com trabalhos de conclusão de curso e, posteriormente, bolsa de iniciação cientifica – porém, não foi disponibilizado um grupo de docentes cuja prática se volte para pesquisa como uma atividade imprescindível ao ensino em todos os níveis.

Biografia do Autor

  • Raimunda Áurea Dias de Sousa, Universidade de Pernambuco

    Profa. Dr.a da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina, do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares (PPGFPPI) e do Colegiado de Geografia UPE/Petrolina. 

Referências

ABREU, Silvana. O estágio supervisionado na formação do professor de geografia: diálogos ininterruptos. (Orgs.) ALBUQUERQUE, Adailza Martins de & FERREIRA Joseane Abílio de Sousa Formação, Pesquisas e Práticas Docentes: Reformas Curriculares em Questão. João Pessoa: Editora Mídia, 2013.

CALLAI, Helena Copetti. A formação do profissional da Geografia.Ijuí:Ed. UNIJUÍ, 1999.

HARVEY, David. O Enigma do Capital e as crises do capitalismo. – 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2012.

MÉSZÁROS, Istvám. A Educação para Além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

MOREIRA, Ruy. O discurso do avesso: para a crítica da geografia que se ensina. São Paulo: Contexto, 2014.

PONTUSCHKA, NídiaNacid. Políticas públicas na trajetória do ensino da formação dos professores: a construção de conhecimentos. (Orgs.) ALBUQUERQUE, Adailza Martins de & FERREIRA Joseane Abílio de Sousa Formação, Pesquisas e Práticas Docentes: Reformas Curriculares em Questão. João Pessoa: Editora Mídia, 2013.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Pesquisa e Educação de Professores. In Geografia em Perspectiva. (Orgs.) PONTUSCHKA, NíbiaNacib& OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. São Paulo: Contexto, 2002.

SOUZA, Vanilton Camilo. Desafios do Estagio Supervisionado na Formação do Professor de Geografia.(Orgs.) ALBUQUERQUE, Adailza Martins de & FERREIRA Joseane Abilio de Sousa Formação, Pesquisas e Práticas Docentes: Reformas Curriculares em Questão. João Pessoa: Editora Mídia, 2013.

SOUZA NETO, Manoel Fernandes de. Aula de Geografia. 2ª edição. Campina Grande PB: Bagagem, 2008.

Downloads

Publicado

11-08-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ENSINO E PESQUISA EM GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12, p. 71–81, 2016. DOI: 10.14393/REG-v7-2016-79833. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/79833. Acesso em: 26 dez. 2025.