AUDIODESCRIÇÃO DE FOTOGRAFIAS PARA O ESTUDO DA PAISAGEM POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-79831Palavras-chave:
Linguagem, Percepção, Educação GeográficaResumo
Analisa-se o potencial da audiodescrição aplicada às imagens estáticas (fotografias), em forma de textos escritos, como uma linguagem de acessibilidade comunicacional para leitura da paisagem. A audiodescrição auxilia na descrição e interpretação de paisagens, potencializando a mobilização do pensamento e da imaginação criadora de pessoas com deficiência visual. Esta pesquisa teve a participação de professores de Geografia em formação inicial e continuada, com dinâmicas interativas e aulas de campo para ensaios fotográficos e a posterior audiodescrição. A tradução de imagens em textos apresentados audivelmente no momento da aula e, posteriormente, gravados para documentação e aplicação em momentos pedagógicos, se mostrou didático para a educação geográfica inclusiva pelo seu potencial em traduzir o conteúdo imagético em palavras, possibilitando a leitura da paisagem, enquanto essência geográfica.
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