AUDIODESCRIÇÃO DE FOTOGRAFIAS PARA O ESTUDO DA PAISAGEM POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Jeani Delgado Paschoal Moura
  • Eloiza Cristiane Torres

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-79831

Palavras-chave:

Linguagem, Percepção, Educação Geográfica

Resumo

Analisa-se o potencial da audiodescrição aplicada às imagens estáticas (fotografias), em forma de textos escritos, como uma linguagem de acessibilidade comunicacional para leitura da paisagem. A audiodescrição auxilia na descrição e interpretação de paisagens, potencializando a mobilização do pensamento e da imaginação criadora de pessoas com deficiência visual. Esta pesquisa teve a participação de professores de Geografia em formação inicial e continuada, com dinâmicas interativas e aulas de campo para ensaios fotográficos e a posterior audiodescrição. A tradução de imagens em textos apresentados audivelmente no momento da aula e, posteriormente, gravados para documentação e aplicação em momentos pedagógicos, se mostrou didático para a educação geográfica inclusiva pelo seu potencial em traduzir o conteúdo imagético em palavras, possibilitando a leitura da paisagem, enquanto essência geográfica.

Biografia do Autor

  • Jeani Delgado Paschoal Moura

    Profª Drª do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina/UEL, Coordenadora de Área do PIBID de Geografia da UEL. Docente do Programa de Pós-graduação de Geografia (Mestrado e Doutorado)/UEL

  • Eloiza Cristiane Torres

    Profª Drª do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina/UEL, Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Geografia da UEL. Docente do Programa de Pós-graduação de Geografia (Mestrado e Doutorado)/UEL.

Referências

ANDRADE, R. Fotografia e Antropologia – olhares fora-dentro. São Paulo: Edusp, 2002.

BACHELARD, G. A Poética do Espaço. Trad. Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

BRASIL. Lei Federal nº. 10.098/2000. Disponível em: <http://agenda.saci.org.br/index2.php?modulo=akemi&s=documentos &parametro=1742>.

Acesso em: 20 abr. 2001.

BORDIEU, P. Um art medio: ensayo sobre los usos sociales de la fotografia. Barcelona: Gustavo Gilli, 2003. CAVALCANTI, L. de S. Geografia Escolar e a Construção de Conceitos no Ensino. In:______. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 1998. p. 87-136.

COLOGNESE, S.A.; TOMAZI, N. D.; BALTAR,R. A leitura e a escrita. Fundamentos do trabalho acadêmico. Cascavel: Ed. Coluna do Saber, 2005.

DARDEL. Eric. O homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Hozer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1982.

LIMA, Francisco J.; GUEDES, Lívia C.; GUEDES, Marcelo C. Áudio-descrição: orientações para uma prática sem barreiras atitudinais, 2013. Disponível em: <http://www.apabb.org.br/admin/files/Artigos/rbtv.pdf>. Acesso em: 15. dez. 2015.

Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12, p. 61-74, jan./jun. 2016. ISSN 2179-4510 - http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/

74

MOLINA, L. A Fotografia como fator de inclusão da pessoa com deficiência visual. AD - Blog da Audiodescrição, 2013. Disponível em: <http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/2013/06/fotografia-fator-inclusao-deficiente-visual.html>. Acesso em: 10 jan. 2013.

MOREIRA, R. Pensar e Ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2007.

SCHIER, R.A. Trajetórias do conceito de paisagem na Geografia. Revista RA'E GA, Curitiba, n. 7, p. 79-85, 2003.

SERPA, A. Paisagem, lugar e região: perspectivas teórico-metodológicas para uma geografia humana dos espaços vividos. GEOUSP – espaço e tempo, São Paulo, n.33, p. 168- 185, 2013.

TRAMAD - Tradução, mídia e audiodescrição. Um caminho para a acessibilidade.

Disponível em: <http://audiodescricao.com/site/>. Acesso em: 23. fev. 2016.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Metodologia Dialética em Sala de Aula. Revista de

Educação AEC. Brasília: abril de 1992 (n. 83).

Downloads

Publicado

11-08-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AUDIODESCRIÇÃO DE FOTOGRAFIAS PARA O ESTUDO DA PAISAGEM POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12, p. 61–74, 2016. DOI: 10.14393/REG-v7-2016-79831. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/79831. Acesso em: 26 dez. 2025.