O BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A EXPERIÊNCIA DO GEOEDUC1.BLOGSPOT.COM
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-79825Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Blog, Tecnologias EducacionaisResumo
O blog é uma das redes sociais digitais utilizadas que, atualmente, permite um processo de comunicação social e está presente também no ambiente escolar. Esse trabalho apresenta os resultados obtidos por meio de uma pesquisa com a utilização de um blog próprio, aplicada aos alunos de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Desembargador André Vidal de Araújo, em Manaus, Amazonas, com o seguinte endereço eletrônico: www.geoeduc1.blogspot.com.br. Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem quanti-qualitativa com procedimentos de observação direta. As observações foram realizadas a partir das aplicações de atividades feitas diretamente no blog, durante as aulas do 3º bimestre, ano letivo 2015, sendo utilizados como instrumentos: letra e áudio de música, um vídeo e a prova online. As interações dos alunos com o blog e o resultado das atividades serviram de base no processo de avaliação dos resultados. O blog foi aprovado pela maioria dos alunos como uma ferramenta didática, útil e inovadora nas aulas, comprovando a base teórica, de que a ferramenta é inovadora e dinâmica, mas requer um professor com o perfil mediador, para trabalhar com esse recurso. A pesquisa teve como objetivo geral: avaliar o uso de um blog como um recurso didático nas aulas de Geografia no Ensino Médio. Já os secundários: identificar as possibilidades e as limitações do blog como recurso didático nas aulas de Geografia; descrever e analisar a receptividade dos alunos com o uso do blog.
Referências
CARVALHO NETO, Cassiano Zeferino de; MELO, Maria Taís de. E agora, Professor? Por uma Pedagogia Vivencial. 4 ed. doc. pdf . Instituto para Educação Continuada em Educação.com. São Paulo: 2004. Disponível em: <http://www.laborciencia.com/site/wp-content/uploads/2011/05/E-AGORA-PROFESSOR.pdf>. Acesso em 13 de Julho de 2015.
CASTELAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2012. (Coleção Ideias em Ação)
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Para entender a necessidade de práticas prazerosas no ensino de geografia na pós-modernidade. In: _____ Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. São Paulo: Artmed S.A, 2007.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 7 ed. Cortez. São Paulo, 2003. (Coleção Questão da nossa época. V. 67)
MARINHO, Simão Pedro. Blog na educação e Manual básico do blogger. 3 ed. Belo Horizonte-MG: PUC.
Disponível em: http://www.ich.pucminas.br/pged/db/txt/marinho_manualblog_v3P2.pdf
Acesso em 13 de julho de 2015.
MIRANDA, Fátima Helena da Fonseca. Uso de blog em educação ambiental: uma possibilidade pedagógica. Fundação Oswaldo Aranha. Dissertação de Mestrado Programa profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. Volta Redonda-RJ: UNIOFA, 2012. Disponível em: <http://web.unifoa.edu.br/portal_ensino/mestrado/mecsma/ arquivos/56.pdf>. Acesso em 20 de julho de 2015.
MORAN, José Manuel. Desafios na comunicação pessoal: gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica. 3 ed. São Paulo: Paulinas, 2007.
NOVAIS, Carlos. A história do blog.broq.com. doc. html.
Disponível em: <http://www.brogui.com/a-historia-dos-blogs/>. Acesso em 13 de julho de 2015.
SPOSITO, Eliseu Savério. A questão do Método e a Crítica do Pensamento Geográfico. In. CASTRO, Iná Elias. [ et al]. Redescobrindo o Brasil, 500 anos depois. Rio de Janeiro: Bertrand; Brasil/ FAPERJ, 2000.
STEFANELLO, Ana Clarissa. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. São Paulo: Saraiva, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Risaldo Lima Duarte, Marcela Pereira Vieira Mafra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


