O BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A EXPERIÊNCIA DO GEOEDUC1.BLOGSPOT.COM

Autores

  • Risaldo Lima Duarte Universidade do Estado do Amazonas
  • Marcela Pereira Vieira Mafra Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-79825

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Blog, Tecnologias Educacionais

Resumo

O blog é uma das redes sociais digitais utilizadas que, atualmente, permite um processo de comunicação social e está presente também no ambiente escolar. Esse trabalho apresenta os resultados obtidos por meio de uma pesquisa com a utilização de um blog próprio, aplicada aos alunos de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Desembargador André Vidal de Araújo, em Manaus, Amazonas, com o seguinte endereço eletrônico: www.geoeduc1.blogspot.com.br. Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem quanti-qualitativa com procedimentos de observação direta. As observações foram realizadas a partir das aplicações de atividades feitas diretamente no blog, durante as aulas do 3º bimestre, ano letivo 2015, sendo utilizados como instrumentos: letra e áudio de música, um vídeo e a prova online. As interações dos alunos com o blog e o resultado das atividades serviram de base no processo de avaliação dos resultados. O blog foi aprovado pela maioria dos alunos como uma ferramenta didática, útil e inovadora nas aulas, comprovando a base teórica, de que a ferramenta é inovadora e dinâmica, mas requer um professor com o perfil mediador, para trabalhar com esse recurso. A pesquisa teve como objetivo geral: avaliar o uso de um blog como um recurso didático nas aulas de Geografia no Ensino Médio. Já os secundários: identificar as possibilidades e as limitações do blog como recurso didático nas aulas de Geografia; descrever e analisar a receptividade dos alunos com o uso do blog.

Biografia do Autor

  • Risaldo Lima Duarte, Universidade do Estado do Amazonas

    Licenciado em Geografia UEA/2012. Professor efetivo SEDUC-AM e Discente do Curso. 

  • Marcela Pereira Vieira Mafra, Universidade do Estado do Amazonas

    Professora MSc. Docente do Programa de Pós-Graduação - UEA

Referências

CARVALHO NETO, Cassiano Zeferino de; MELO, Maria Taís de. E agora, Professor? Por uma Pedagogia Vivencial. 4 ed. doc. pdf . Instituto para Educação Continuada em Educação.com. São Paulo: 2004. Disponível em: <http://www.laborciencia.com/site/wp-content/uploads/2011/05/E-AGORA-PROFESSOR.pdf>. Acesso em 13 de Julho de 2015.

CASTELAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2012. (Coleção Ideias em Ação)

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Para entender a necessidade de práticas prazerosas no ensino de geografia na pós-modernidade. In: _____ Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. São Paulo: Artmed S.A, 2007.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 7 ed. Cortez. São Paulo, 2003. (Coleção Questão da nossa época. V. 67)

MARINHO, Simão Pedro. Blog na educação e Manual básico do blogger. 3 ed. Belo Horizonte-MG: PUC.

Disponível em: http://www.ich.pucminas.br/pged/db/txt/marinho_manualblog_v3P2.pdf

Acesso em 13 de julho de 2015.

MIRANDA, Fátima Helena da Fonseca. Uso de blog em educação ambiental: uma possibilidade pedagógica. Fundação Oswaldo Aranha. Dissertação de Mestrado Programa profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. Volta Redonda-RJ: UNIOFA, 2012. Disponível em: <http://web.unifoa.edu.br/portal_ensino/mestrado/mecsma/ arquivos/56.pdf>. Acesso em 20 de julho de 2015.

MORAN, José Manuel. Desafios na comunicação pessoal: gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica. 3 ed. São Paulo: Paulinas, 2007.

NOVAIS, Carlos. A história do blog.broq.com. doc. html.

Disponível em: <http://www.brogui.com/a-historia-dos-blogs/>. Acesso em 13 de julho de 2015.

SPOSITO, Eliseu Savério. A questão do Método e a Crítica do Pensamento Geográfico. In. CASTRO, Iná Elias. [ et al]. Redescobrindo o Brasil, 500 anos depois. Rio de Janeiro: Bertrand; Brasil/ FAPERJ, 2000.

STEFANELLO, Ana Clarissa. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. São Paulo: Saraiva, 2009.

Downloads

Publicado

11-08-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A EXPERIÊNCIA DO GEOEDUC1.BLOGSPOT.COM. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12, p. 32–47, 2016. DOI: 10.14393/REG-v7-2016-79825. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/79825. Acesso em: 26 dez. 2025.