AS REDES DIGITAIS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: MEDIAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E INTERATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-79125Palavras-chave:
: Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação, Práticas Pedagógicas, Ensino de GeografiaResumo
Ultimamente, muito se tem falado sobre a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC como aliadas do professor na sua prática docente. A evolução tecnológica derrubou barreiras geográficas, promovendo o acesso ilimitado a informação e comunicação. Diante desse contexto, este trabalho objetiva analisar as redes digitais como recurso pedagógico para o professor de Geografia da Educação Básica, como instrumento de mediação do ato de ensinar e do processo de aprender. Para isso, recorre-se metodologicamente a elaboração de um estado da arte (estado do conhecimento) a respeito da temática a partir de uma analise reflexiva de referências a discutem. Na educação, as tecnologias, em especial as redes digitais, representam uma oportunidade para que o aluno que as acessa encontre no ensino de Geografia distintas maneiras de enxergar o mundo, reconhecendo os diferentes lugares, territórios e contribuindo para a dinamização de seu espaço cotidiano.
Referências
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/06, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 239 p.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade; tradução Maria Luiza X de A. Borges, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo C. da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. 353 p.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 13. ed. Campinas: Papirus, 2008.
CUNHA, Maria Isabel. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM editora, 1998.
DIMANTAS, Hernani. Linkania: uma teoria de redes. São Paulo: Senac São Paulo, 2010.
KARSENTI, Thierry. Impacto das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) sobre a atitude, a motivação, a mudança nas práticas pedagógicas dos futuros professores. In: TARDIF, M.; KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1999.
LIMA, Luciano Santos; FERRAZ, Cyntia Kelly de Sousa; MATOS, Sônia Marinho. Currículo: dimensões e perspectivas. In: CEARÁ. Abrindo Trilhas para os Saberes: formação humana, cultura e diversidade. Francisco Kennedy da Silva Santos (org.). Fortaleza: SEDUC, 2009. 395p.
MATEUS, Elaine; PICONI, Larissa. Aprendizagem colaborativa de professores em formação inicial e continuada: investigando as práticas discursivas. In: FERNANDES, Luis Carlos (Org.). Interação: práticas de linguagem. Londrina: Eduel.2009, p. XX.
MORAES, Fernando Dreissig de. Ciberespaço entre as redes e o espaço geográfico: algumas considerações teóricas. Revista Caminhos de Geografia Uberlândia v. 14, n. 47 Set/2013 p. 139–149.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T. e BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (org.). Novas linguagens e novas tecnologias: Educação e sociabilidade. Petrópolis: Vozes, 2004.
RAMOS, J. L. Avaliação e Qualidade de Recursos Educacionais Digitais. Cadernos SACAUSEF V, Ministério da Educação, 2009.
RAMAL, Andréa Cecília. Educação na Cibercultura – Hipertextualidade, Leitura, Escrita e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RIBEIRO, Miguel Angelo. Abordagens analíticas das redes geográficas. Boletim Goiano de Geografia. v. 20, n 1/2 Jan;/dez. 2000.
SAID, Gustavo Fortes. Mídia, poder e história na era pós-moderna. Teresina: Edufpi, 1998.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. 4 ed. São Paulo: Hucitec, 1998.
SILVA, T. A.; ALVES, I. F. S.; OLIVEIRA, I. J. Geografia na Rede: Ambientes virtuais como estratégias de ensino-aprendizagem. In: VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, São Cristóvão-SE, 2012. v.
STURMER, Arthur Breno. As TIC´s nas escolas e os desafios no ensino de Geografia na educação básica. Geosaberes, Fortaleza, V. 2, N. 4, p. 2-12, ago./dez. 2011.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. KREUCH, João Batista (trad.). O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
THERRIEN, Jacques. Os saberes da racionalidade pedagógica na sociedade contemporânea. Educativa, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 67-81, jan/jun de 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Mateus Ferreira Santos, Lucas Antônio Viana Botelho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


