AS REDES DIGITAIS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: MEDIAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E INTERATIVIDADE

Autores

  • Mateus Ferreira Santos
  • Lucas Antônio Viana Botelho

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-79125

Palavras-chave:

: Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação, Práticas Pedagógicas, Ensino de Geografia

Resumo

Ultimamente, muito se tem falado sobre a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC como aliadas do professor na sua prática docente. A evolução tecnológica derrubou barreiras geográficas, promovendo o acesso ilimitado a informação e comunicação. Diante desse contexto, este trabalho objetiva analisar as redes digitais como recurso pedagógico para o professor de Geografia da Educação Básica, como instrumento de mediação do ato de ensinar e do processo de aprender. Para isso, recorre-se metodologicamente a elaboração de um estado da arte (estado do conhecimento) a respeito da temática a partir de uma analise reflexiva de referências a discutem. Na educação, as tecnologias, em especial as redes digitais, representam uma oportunidade para que o aluno que as acessa encontre no ensino de Geografia distintas maneiras de enxergar o mundo, reconhecendo os diferentes lugares, territórios e contribuindo para a dinamização de seu espaço cotidiano.

Biografia do Autor

  • Mateus Ferreira Santos

    Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE, Recife-PE.

  • Lucas Antônio Viana Botelho

    Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE, Recife-PE

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Publicado

11-08-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AS REDES DIGITAIS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: MEDIAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E INTERATIVIDADE. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12, p. 4–16, 2016. DOI: 10.14393/REG-v7-2016-79125. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/79125. Acesso em: 26 dez. 2025.