PRESSUPOSTOS NEOLIBERAIS NO CURRÍCULO DO NOVO ENSINO MÉDIO: PRINCÍPIOS PARA UMA PRÁTICA DOCENTE HUMANIZADORA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v16-2025-78932

Palavras-chave:

Currículo de Geografia, Neoliberalismo, Humanização, Prática docente

Resumo

Este estudo objetiva analisar os pressupostos neoliberais no currículo do Novo Ensino Médio e os princípios da dialogicidade, criticidade e amorosidade, para uma prática docente humanizadora no ensino de Geografia. Optamos pela metodologia da pesquisa qualitativa e realizamos um estudo teórico apoiado em Freire e em autores que desenvolveram pesquisas sobre o neoliberalismo e sua interferência nas políticas curriculares. Analisamos também a legislação educacional, proposta para a Reforma do Novo Ensino Médio. As ideias de Freire permitiram dialogar com autores críticos do currículo e do ensino de Geografia e sua pedagogia é o ponto de partida para a construção de um projeto de educação e sociedade comprometidos com a transformação social e com a humanização dos/das jovens estudantes do Brasil. Freire defende uma educação que desperte no ser humano a criticidade em relação aos problemas sociais e políticos da realidade em que vive. No entanto, o currículo de Geografia do Novo Ensino Médio, pensado pela lógica capitalista neoliberal e tecnicista, limita o desenvolvimento de uma Geografia crítica e humanizadora. Nesse sentido, os princípios freireanos contribuirão para o desenvolvimento de uma prática docente de Geografia mais humana no cotidiano escolar.

Biografia do Autor

  • Maria Ferreira Gomes, Universidade Federal da Paraíba
    Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduação, Mestrado e Especialização em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/Sobral-Ceará. Especialização em Gestão Escolar, Supervisão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Ieducare-FIED e professora concursada da rede estadual do Ceará.     

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18-12-2025

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Como Citar

PRESSUPOSTOS NEOLIBERAIS NO CURRÍCULO DO NOVO ENSINO MÉDIO: PRINCÍPIOS PARA UMA PRÁTICA DOCENTE HUMANIZADORA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 16, n. 30, 2025. DOI: 10.14393/REG-v16-2025-78932. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78932. Acesso em: 23 dez. 2025.