POTENCIALIZANDO O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO DOCENTE COM A CARTOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Jonatha Liprandi Jaques Universidade Federal do Espírito Santo
  • Silvanei Alves de Souza Universidade Federal do Espírito Santo
  • Igor Comério da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-78706

Palavras-chave:

Oficina Pedagógica, Oficina Geográfica, Alfabetização Cartográfica

Resumo

Os profissionais da educação enfrentam atualmente o grande desafio de realizar atividades educacionais que sejam produtivas e eficazes no processo de ensino e aprendizagem. Com o intuito de superar os problemas relacionados às práticas de Geografia em sala de aula, acreditamos que as oficinas geográficas, através de disciplinas de conhecimentos específicos, são importantes para a superação desses problemas. O desafio é maior quando se trata de profissionais que trabalham com educação do ensino fundamental I, porque na maioria dos casos, esses profissionais precisam ministrar aulas sobre assuntos que não estão preparados. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo potencializar na formação de professores que atuam no ensino fundamental I, aprendizagens que possam favorecer o desenvolvimento do raciocínio geográfico, por meio de oficinas geográficas que trabalhem o conhecimento teórico-metodológico da cartografia escolar. Nos procedimentos metodológicos, visa-se estabelecer a relação teoria-prática e prática-teoria, a fim de trabalhar com a noção de construção do conhecimento no e com o cotidiano. Os sujeitos da pesquisa foram alunas do sexto período do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Os resultados apontaram o progresso da aplicação desse método de ensino, em virtude da ativa participação e interação dos participantes, quando as informações utilizadas estão próximas da realidade dos conteúdos geográficos.

Biografia do Autor

  • Jonatha Liprandi Jaques, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com especialização em Educação de Jovens e Adultos - PROEJA pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), atualmente mestrando em Geografia pela UFES

  • Silvanei Alves de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

  • Igor Comério da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Referências

ALMEIDA, R. D. Uma proposta metodológica para a compreensão de mapas geográficos. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org.) Cartografia Escolar. São Paulo: Ed. Contexto, 2007. p, 145-172.

CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar de cartografar com os diferentes mundos geográficos: A alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

CAVALCANTI, L. S. Geografia e Práticas de Ensino. Goiânia: Editora Alternativa, 2002.

FERRAÇO, C.E. Currículo, formação continuada de professores e cotidiano escolar: fragmentos de complexidade das vividas. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo (Org.) Cotidiano escolar, formação de professores (as) e currículo. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2007. Cap. 1, p. 15-42.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SANCHEZ, M. Conteúdo e eficácia da imagem gráfica. Boletim de Geografia Teorética. Rio Claro, v.11, n. 21, p. 74-81, dez. 1981.

SIMIELLI, Maria Elena R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, Ana Fani A. (Org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. p. 92-108.

YIN, R. K. . O estudo de caso. Porto Alegre: Bookman Editorial, 2015.

Downloads

Publicado

01-03-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

POTENCIALIZANDO O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO DOCENTE COM A CARTOGRAFIA ESCOLAR. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 13, p. 127–145, 2017. DOI: 10.14393/REG-v7-2016-78706. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78706. Acesso em: 29 dez. 2025.