DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA

Autores

  • João Carlos de Lima Neto Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-78702

Palavras-chave:

Formação de professores, . Licenciatura em Geografia, Estágio

Resumo

Neste artigo são apresentados e discutidos parte dos resultados de uma pesquisa monográfica realizada em 2015 com dezoito estudantes do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Goiás, e tem por objetivo propor reflexões acerca dos desafios enfrentados pelos licenciandos no âmbito da realização do Estágio Supervisionado obrigatório. Os dados empíricos apresentados e discutidos neste texto referem-se às atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado em Geografia I, e foram coletadas por meio de observação, análise documental e aplicação de questionário. Os desafios elencados e discutidos neste artigo estão relacionados, sobretudo, à fragilidade da parceria entre escolas e universidade, e à articulação entre formação teórica e o campo de atuação profissional.

Biografia do Autor

  • João Carlos de Lima Neto, Universidade Federal de Goiás

    Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG)

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Publicado

01-03-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 13, p. 78–88, 2017. DOI: 10.14393/REG-v7-2016-78702. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78702. Acesso em: 26 dez. 2025.