O USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-78701Palavras-chave:
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Mediação pedagógica, Professor de Geografia, Computador, InternetResumo
Este artigo tem como base um estudo de caso que investigou como o computador e a internet estão sendo utilizados como recursos pelos professores, principalmente os de Geografia. Teve como recorte espacial os municípios de Pato Branco, Francisco Beltrão e Itapejara D`Oeste, localizados no Sudoeste do Paraná. A pesquisa foi realizada em três escolas, uma em cada município. No total, foram consultados 154 alunos, uma turma de cada período, matutino, vespertino e noturno, além de 06 professores. A pesquisa versa sobre dados e os resultados do uso das TIC na visão dos sujeitos sobre a realidade na utilização do computador e da internet nas escolas. Destaca-se também a importância do professor como mediador no uso das TIC.
Referências
CANTINI, Marcos César. Políticas Públicas e Formação de Professores na Área de Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC na rede Pública Estadual de Ensino do Paraná. 2008, 158f. Dissertação (Mestrado em educação) - PUC/PR, Curitiba. Disponível em:<http://livros01.livrosgratis.com.br> Acesso em: 10 dez. 2014.
CARLOS PAIS, Luiz. Educação Escolar e as Tecnologias da Informática. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2010.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8ª ed., Campinas, SP: Papirus, 2012.
LEITE, Lígia Silva. Mídia e a Perspectiva da Tecnologia Educacional no Processo Pedagógico Contemporâneo. In; FREIRE, Wendel (org). Tecnologia e Educação, as mídias na prática docente. 2ª ed. Rio de Janeiro: Wak, 2011.
PAIS, Luiz Carlos. Educação Escolar e as Tecnologias da Informática. 1 ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2010.
PIMENTEL, Nara Maria. As Políticas Públicas para as Tecnologias de Informação e Educação a Distância no Brasil. Juiz de Fora, vol. 17, nº 02, p.82 – 102 jul/out. 2012. Disponível em:<http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2013/05/artigo4.pdf acesso janeiro de 2015.> Acesso em: 15 out. 2014.
RAMOS, Marli. O Uso do Computador e da Internet como Ferramentas Pedagógicas. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/> Acesso em: 21 dez. 2014.
TAVARES, Neide Rodriguez Barea. História da Informática Educacional no Brasil Observada a Partir de Três Projetos Públicos. Disponível em: <http://www.apadev.org.br/pages/workshop/historiaInf.pdf> Acesso em: 17 dez. 2014.
VALENTE, O Professor no Ambiente Logo: formação e atuação. Campinas, São Paulo: UNICAMP/NIED (Núcleo de Informática Aplicada à Educação), 1996.
VYGOTSKY, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Trad. do Russo: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001, 496 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


