O USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Gerson Vanz Professor do Colégio Estadual São João Bosco
  • Mafalda Nesi Francischett Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-78701

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Mediação pedagógica, Professor de Geografia, Computador, Internet

Resumo

Este artigo tem como base um estudo de caso que investigou como o computador e a internet estão sendo utilizados como recursos pelos professores, principalmente os de Geografia. Teve como recorte espacial os municípios de Pato Branco, Francisco Beltrão e Itapejara D`Oeste, localizados no Sudoeste do Paraná. A pesquisa foi realizada em três escolas, uma em cada município. No total, foram consultados 154 alunos, uma turma de cada período, matutino, vespertino e noturno, além de 06 professores. A pesquisa versa sobre dados e os resultados do uso das TIC na visão dos sujeitos sobre a realidade na utilização do computador e da internet nas escolas. Destaca-se também a importância do professor como mediador no uso das TIC.

Biografia do Autor

  • Gerson Vanz, Professor do Colégio Estadual São João Bosco

    Graduado em História pela Universidade Paranaense. Graduado e mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão. Professor do Colégio Estadual São João Bosco, em Pato Brando-PR

  • Mafalda Nesi Francischett, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), com pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia

Referências

CANTINI, Marcos César. Políticas Públicas e Formação de Professores na Área de Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC na rede Pública Estadual de Ensino do Paraná. 2008, 158f. Dissertação (Mestrado em educação) - PUC/PR, Curitiba. Disponível em:<http://livros01.livrosgratis.com.br> Acesso em: 10 dez. 2014.

CARLOS PAIS, Luiz. Educação Escolar e as Tecnologias da Informática. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2010.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8ª ed., Campinas, SP: Papirus, 2012.

LEITE, Lígia Silva. Mídia e a Perspectiva da Tecnologia Educacional no Processo Pedagógico Contemporâneo. In; FREIRE, Wendel (org). Tecnologia e Educação, as mídias na prática docente. 2ª ed. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

PAIS, Luiz Carlos. Educação Escolar e as Tecnologias da Informática. 1 ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2010.

PIMENTEL, Nara Maria. As Políticas Públicas para as Tecnologias de Informação e Educação a Distância no Brasil. Juiz de Fora, vol. 17, nº 02, p.82 – 102 jul/out. 2012. Disponível em:<http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2013/05/artigo4.pdf acesso janeiro de 2015.> Acesso em: 15 out. 2014.

RAMOS, Marli. O Uso do Computador e da Internet como Ferramentas Pedagógicas. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/> Acesso em: 21 dez. 2014.

TAVARES, Neide Rodriguez Barea. História da Informática Educacional no Brasil Observada a Partir de Três Projetos Públicos. Disponível em: <http://www.apadev.org.br/pages/workshop/historiaInf.pdf> Acesso em: 17 dez. 2014.

VALENTE, O Professor no Ambiente Logo: formação e atuação. Campinas, São Paulo: UNICAMP/NIED (Núcleo de Informática Aplicada à Educação), 1996.

VYGOTSKY, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Trad. do Russo: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001, 496 p.

Downloads

Publicado

01-03-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 13, p. 57–77, 2017. DOI: 10.14393/REG-v7-2016-78701. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78701. Acesso em: 28 dez. 2025.