REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO PIAUIENSE
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-78700Palavras-chave:
Geografia, Ensino, PiauíResumo
O presente trabalho vislumbra apresentar resultados de pesquisa desenvolvida em nível de mestrado junto ao Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí que teve como objeto de investigação a representação social de espaço geográfico piauiense. No ensejo, socializamos a representação social capturada no grupo de alunos de 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais em Teresina-PI; bem com refletimos o conteúdo, a estrutura e o sentido atribuído a esta representação social. Na fundamentação teórica destacamos Moscovici (1978), Jodelet (2001), Abric (2001), Silva (2007). Atinente às técnicas utilizadas no manuseio dos dados, utilizamos como instrumentos de coleta de dados o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e o questionário. Na tabulação, tratamento e análise dos dados fizemos uso do software EVOC e da técnica de análise categorial de conteúdo (BARDIN, 1986). A representação encontrada é constituída por elementos predominantes do senso comum e tem em seu núcleo as evocações “Grande”, “desgastado”, “rios” e “cidade”.
Referências
ANDRADE, Carlos Sait Pereira de. Geografia das representações: evolução, trajetória e desafios para a análise do espaço. In: FAÇANHA, Antônio Cardoso. SOUSA, Mário Ângelo de Meneses. (org.). Indicações geográficas e tempo em foco. Teresina, EDUFPI. 2011. p. 87-99.
ANDRADE, Carlos Sait Pereira de. Representações do calor em Teresina – PI. 2000. 174 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de pós-graduação em geografia. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife. 2000.
ABRIC, Jean-Claude. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, Antônia Silva Paredes; OLIVEIRA, Denize Cristina de. (Org). Estudos interdisciplinares de representação social. 2ª. ed. Goiânia: AB. 2000. p.27-37.
ABRIC, Jean-Claude. O estudo experimental das representações sociais. In: JODELET, Denise (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p 155-171.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edição 70, 1986.
BOMFIM, Natanael Reis; ROCHA, Lurdes Bertol. (Org.). As representações na Geografia. Ilhéus, BA: Editus. 2012.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimento. Campinas – SP: Papirus, 1998.
COSTA, Alessandro Ramos da. A avaliação no ensino de geografia: representação social da prova como instrumento avaliativo por alunos da educação básica. 2014. 147f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí. Teresina: PI, 2014.
JODELET, Denise. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.
MENDONÇA, Eliane Maria Barbosa de. As representações sociais de alunos do ensino fundamental sobre meio ambiente e a questão ambiental nos livros didáticos de geografia. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa - PB. 2010.
MOSCOVICI, Serge. A Representação Social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
PIMENTEL NETO, Raimundo Nunes. A representação social de geografia pelas professoras e professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 178 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí. Teresina: PI, 2013.
PINHEIRO, Igor de Araújo. Representação social de paisagem por alunos por alunos do ensino médio. 2015. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí. Teresina: PI, 2015.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. A geografia: perspectivas e ensino. In: CARLOS, Ana Fani. (org). Novos caminhos da geografia. São Paulo: contexto, 1999. 111-142 f.
SILVA, Josélia Saraiva e. Habitus docente e representação social do “ensinar geografia” na educação básica de Teresina – PI. 2007. 201 f. Tese (doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2007.
VELOSO FILHO, Francisco de Assis. Visão geral da economia piauiense na segunda metade do século XX. Publ. Avulsas ciênc. Ambiente, 7: 1-29. Mai. 2002.
VELOSO FILHO, Francisco de Assis; SILVA, Cleber de Deus Pereira da; SILVA, Fernanda Rocha Veras e; CARVALHO, Francisco Prancacio Araújo de Carvalho. Impactos dos grandes projetos federais e reflexões para a formulação de políticas de desenvolvimento no estado do Piauí. In:
SILVA, Maria Lussieu da; APOLINARIO, Valdênia (Org.). Impactos dos grandes projetos federais sobre os estados do Nordeste. Natal – RN: EDUFRN, 2011. p. 245-266.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


