O PIBID E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA UNEB - CAMPUS XI

Autores

  • Wellington Santana de Andrade Professor de Geografia da Educação Básica do Estado da Bahia
  • Ednice de Oliveira Fontes Baitz Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-78699

Palavras-chave:

Teacher education, Public policy PIBID, Geography teacher

Resumo

A formação de professores na sociedade contemporânea é um desafio constante e a criação de políticas públicas é fundamental para que sejam aprimoradas as ações de ensino nos diferentes espaços educacionais. Este estudo objetiva abordar a complexidade da formação do professor de Geografia na sociedade atual, resultante de um programa que busca enquanto política pública contribuir para formação do professor de Geografia, o PIBID na UNEB - Campus XI. Este artigo tem como base uma abordagem qualitativa, o mesmo está alicerçado em pesquisas bibliográficas em artigos científicos, livros, revistas, dissertações e teses. Também, houve pesquisa documental em fontes secundárias (Projeto PIBID Capes, Projeto PIBID / UNEB, subprojeto PIBID / Geografia UNEB - Campus XI e Projeto Político Pedagógico do curso), além de observação e vivências das práticas do grupo PIBID / UNEB - Campus XI, por conseguinte, reflexões dos dados e sistematização das ideias. A partir das ações do subprojeto PIBID / Geografia foi constatado que este programa é um importante instrumento, pois possibilita fortalecer a capacitação dos professores, os quais atuarão na escola básica, o mesmo tem dado suporte para que os estudantes bolsistas de iniciação à docência vivenciem o espaço escolar semanalmente, compartilhando experiências com docentes tanto na universidade como na escola, favorecendo a reflexão e a construção de práticas pedagógicas importantes para formação.

Biografia do Autor

  • Wellington Santana de Andrade, Professor de Geografia da Educação Básica do Estado da Bahia

    Graduado no curso de Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Departamento de Educação – Campus XI. Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Professor de Geografia da Educação Básica do Estado da Bahia. 

  • Ednice de Oliveira Fontes Baitz, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Licenciada e mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS com pós-doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

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Publicado

01-03-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O PIBID E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA UNEB - CAMPUS XI. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 13, p. 22–38, 2017. DOI: 10.14393/REG-v7-2016-78699. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78699. Acesso em: 26 dez. 2025.