OS JOVENS CONTEMPORÂNEOS E A GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA LEITURA INDISPENSÁVEL

Autores

  • Victor Hugo Nedel Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nestor André Kaercher Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-78698

Palavras-chave:

Jovens, Juventude, Ensino, Geografia

Resumo

O jovem contemporâneo vem surpreendendo a sociedade nos mais diferentes setores. Este mesmo jovem encontra-se em nossos bancos escolares e, por vezes, não damos a devida atenção às suas individualidades, coletividades e expressões. Esta pesquisa trata das culturas juvenis no âmbito escolar e suas relações com o ensino da Geografia. Objetivamos levantar referencial teórico para colocar em diálogo as duas grandes linhas de investigação da pesquisa: as culturas juvenis e o ensino de Geografia. Para atingir o principal objetivo proposto, foi realizada ampla pesquisa teórica sobre os dois temas da investigação e, ao final, relacionados os mesmos. Os resultados da pesquisa indicam que o jovem-aluno contemporâneo é composto de múltiplas e transitórias identidades e, com isso, está adaptado a múltiplos pertencimentos. Mesmo tratando-se de uma realidade específica que foi analisada, entendemos que o perfil de jovem elencado pela pesquisa pode ser assim entendido em outros espaços, na medida em que vai se moldando a estas configurações identitárias. No tocante à Geografia escolar, nos ficou bem claro que o jovem-aluno vincula muito fortemente aos temas físicos da ciência, como exemplos como localização geográfica e fusos horários. Há o questionamento, então, sobre a condução das aulas de Geografia, no ensino básico, a saber, se as mesmas dão conta do conceito pleno do espaço geográfico, no sentido de trabalhar as temáticas físicas, mas também as humanas da ciência. Percebemos que há relação direta entre as práticas juvenis e possíveis temas a serem trabalhados na aula de Geografia. Há muito que se avançar neste tipo de pesquisa, uma vez que tratamos, além dos objetos já previstos, de nossa prática docente.

Biografia do Autor

  • Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestre em Ensino de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor de Geografia das Redes pública e privada de Porto Alegre

  • Nestor André Kaercher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS

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Publicado

01-03-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OS JOVENS CONTEMPORÂNEOS E A GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA LEITURA INDISPENSÁVEL. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 13, p. 4–21, 2017. DOI: 10.14393/REG-v7-2016-78698. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78698. Acesso em: 25 dez. 2025.