O MOSQUITO AEDES AEGYPTI COMO TEMA GERADOR EM ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78684Keywords:
Interdisciplinaridade, Ensino de Geografia, Ensino de História, Educação AmbientalAbstract
A discussão sobre temáticas ambientais tem se tornado cada vez mais necessária no contexto escolar. Assim, pode-se inovar a partir da abordagem dessas temáticas quando se estimula os alunos a pensarem não apenas sobre a natureza em si, mas também sobre o contexto social em que estão inseridos. Partindo dessa perspectiva, a proposta didática apresentada objetivou compreender a problemática do vetor de doenças endêmicas, no caso, o mosquito Aedes aegypti, como tema gerador nas aulas de Geografia e de História. Para delinear o projeto, teve-se como objetivos específicos: a) promover um debate interdisciplinar frente a um tema gerador: o mosquito Aedes aegypti; b) sensibilizar os alunos frente à problemática do Aedes aegypti no Bairro Lorenzi, Santa Maria/RS; c) promover ações de envolvimento dos alunos com a comunidade e com o espaço escolar; e d) desenvolver a criatividade dos alunos a partir de ações cidadãs. A atividade foi desenvolvida com 71 alunos das três turmas de 7º anos de uma escola de ensino fundamental. O projeto permitiu discutir um tema relevante com base no contexto local e de forma interdisciplinar entre a Geografia e a História, estimulando a autonomia, o pensar crítico, a criatividade e a intervenção dos alunos na comunidade em que residem e na escola em que estudam.
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