TRABALHO DE CAMPO NO ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIFICULDADES E DESAFIOS PARA PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78666Palabras clave:
Ensino, Geografia, Trabalho de CampoResumen
O presente trabalho tem por objetivos identificar como os professores concebem o trabalho de campo, descrever as dificuldades e apontar os aspectos positivos do desenvolvimento de trabalho de campo na perspectiva de professores de Geografia e do ensino dessa disciplina escolar. A pesquisa foi realizada em julho de 2015, com base em informações fornecidas por professores de Geografia da Educação Básica participantes do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino da Geografia da Universidade do Estado do Amazonas. Para garantir a imparcialidade na obtenção dos dados, foi realizada a Amostragem Probabilística Aleatória Simples. A pesquisa revelou que os professores entendem que o trabalho de campo estimula a autonomia na aprendizagem, permitindo que o discente se sinta protagonista dentro do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, ele auxilia na socialização entre professor-aluno e aluno-aluno, tornando a aprendizagem mais dinâmica e prazerosa. No entanto, os professores possuem muitas dificuldades em desenvolver, tanto que não há uma regularidade no uso dessa metodologia e na estratégia para avaliar a atividade desenvolvida.
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