PRODUÇÕES CARTOGRÁFICAS PRESENTES EM REVISTAS VOLTADAS AO PÚBLICO INFANTIL: AS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA

Autores

  • Jaira Maria da Silva de Almeida Universidade Federal de Uberlândia
  • Astrogildo Fernandes da Silva Júnior Universidade Federal de Ubelândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78640

Palavras-chave:

Cartografia, Infância, Educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as potencialidades das produções cartográficas presentes em revistas veiculadas para o público infantil, para o processo de ensino e aprendizagem da cartografia. Para tanto, foram selecionadas duas revistas como material de análise, a saber: a revista Ciência Hoje das Crianças e a revista Recreio. A análise está centrada nas edições publicadas entre os meses de Julho a Dezembro de 2015. Como metodologia recorreu-se a pesquisa bibliográfica e documental. A partir dos estudos conclui-se que as produções cartográficas presentes nessas revistas contribuem com elementos potenciais para o desenvolvimento pedagógico em sala de aula, da leitura de representações do espaço nos anos iniciais do ensino fundamental que, encaminhem para novas formas de olhar e compreender o espaço.

Biografia do Autor

  • Jaira Maria da Silva de Almeida, Universidade Federal de Uberlândia

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da FACED-UFU. Especialista da Educação Básica da Rede de Ensino do Estado de Minas Gerais em Uberlândia. 

  • Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Universidade Federal de Ubelândia

    Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da FACED-UFU. Professor do Curso de História da FACIP/UFU e do PPGED/UFU. 

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Publicado

27-08-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PRODUÇÕES CARTOGRÁFICAS PRESENTES EM REVISTAS VOLTADAS AO PÚBLICO INFANTIL: AS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 14, p. 141–168, 2017. DOI: 10.14393/REG-v8-2017-78640. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78640. Acesso em: 6 dez. 2025.