CARTOGRAPHIC PROJECTS PRESENT IN MAGAZINES FOR THE CHILD PUBLIC: THE POTENTIALITIES FOR CARTOGRAPHY EDUCATION AND LEARNING
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78640Keywords:
Cartografia, Infância, EducaçãoAbstract
O presente artigo tem como objetivo analisar as potencialidades das produções cartográficas presentes em revistas veiculadas para o público infantil, para o processo de ensino e aprendizagem da cartografia. Para tanto, foram selecionadas duas revistas como material de análise, a saber: a revista Ciência Hoje das Crianças e a revista Recreio. A análise está centrada nas edições publicadas entre os meses de Julho a Dezembro de 2015. Como metodologia recorreu-se a pesquisa bibliográfica e documental. A partir dos estudos conclui-se que as produções cartográficas presentes nessas revistas contribuem com elementos potenciais para o desenvolvimento pedagógico em sala de aula, da leitura de representações do espaço nos anos iniciais do ensino fundamental que, encaminhem para novas formas de olhar e compreender o espaço.
References
ALMEIDA, Rosangela Doin de; PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico: ensino e representação.15. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
BARACHINI, Teresinha. Discursos construídos pela cartografia Holandesa. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 20, 2011, Rio de Janeiro. Anais.... Rio de Janeiro: UERJ/REDE SIRIUS/BIBLIOTECA CEH/B - ANPAP, 2011. v. 1. p. 4578-4592. .Cd-Rom. Disponível em: <http://www.anpap.org.br/anais/2011/pdf/cpa/teresinha_barachini.pdf>. Acesso em: 10 de jul. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BUCKINGHAM, David. Precisamos realmente de educação para os meios? Comunicação & Educação, Ano XVII, n. 2, p. 41-60, jul./dez. 2012. Disponível em:< http://www.revistas. usp.br/comueduc/article/view/73536/77235>. Acesso em: 15 nov. 2015.
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, 2005. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 10 out. 2015.
CASTROGIOVANNI, Antônio. (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediacão, 2000.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 1998.
CAZETTA, Valéria. Aproximações e distanciamentos entre a linguagem cartográfica e outras linguagens. Biblio 3W. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, Universidad de Barcelona. v. 14, n. 847, novembro, 2009. Disponível em: <http://www.ub.es/ geocrit/b3w-847.htm>. Acesso em: 05 out. 2015.
GIRARDI, Gisele. Mapas alternativos e educação geográfica. Revista Percursos, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 39-51, jul./dez. 2012.
____. Mapas desejantes: uma agenda para a Cartografia Geográfica. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 20, n.3 (60), p. 147-157, set./dez., 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pp/v20n3/v20n3a10.pdf>. Acesso: 22 out. 2015.
GOMES, Maria do Carmo Andrade. Velhos mapas, novas leituras: revisitando a história da Cartografia. In: Geousp – Espaço e Tempo, São Paulo, Universidade de São Paulo, n. 16, p. 67-79, 2004.
HARLEY, John Brian. “Mapas, saber e poder”, Confins [Online], 5/2009. Disponível em: <http://confins.revues.org/index5724.html>. Acesso em: 10 ago. 2015.
LASTÓRIA, A.C. e FERNANDES, S. A. S. A geografia e a linguagem cartográfica: de nada adianta saber ler um mapa se não se sabe aonde quer chegar. Ensino em Re-Vista, v. 19, n. 2, jul./dez. 2012.
LÉVY, Jacques. Uma virada cartográfica? In: ACSELRAD, Henri (org.). Cartografias sociais e território. Rio de Janeiro: UFRJ/IPPUR, 2008, p. 153-167. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2015.
OLIVEIRA JR., Wencesláo Machado de. Mapas em deriva - imaginação e cartografia escolar. Geografares, Vitória (ES), v. 12, p. 1-49, jul. 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.ufes.br/geografares/article/viewFile/3187/2397>. Acesso em: 10 out. 2015.
______. A educação visual dos mapas. Revista Geográfica de América Central, Costa Rica, Número Especial EGAL, p. 1-16, 2011.
PONCET, Patrick. “Visões de Mundo”, Cofins [Online], 5/2013. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2015.
PROUT, Alan. Reconsiderando a nova sociologia da infância. Caderno de pesquisa, Conventry, Reino Unido, Instituto da Universidade de Warwick, v. 40, n. 141, p. 729-750, set./dez., 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n141/v40n141a04.pdf>. Acesso em: 15 out. 2015.
QVORTRUP, Jens. Visibilidades das crianças e da infância. Linhas Críticas, Brasília, Universidade de Brasília, v. 20, n. 41, p. 23-42, jan./abr. 2014. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=193530606003>. Acesso em: 10 nov. 2015.
SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da segunda modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Beatriz (Org.). Crianças e Miúdos: Perspectivas Sociopedagógicas da Infância e Educação. Porto: Edições ASA, 2003.
______. Imaginário e Culturas da Infância. Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho, 2002. Texto produzido no âmbito das atividades do Projeto “As marcas dos Tempos: a Interculturalidade nas Culturas da infância”, para o projeto POCTI/CED/49186/2002, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Disponível em: <http://titosena.faed.udesc.br/Arquivos/Artigos_infancia/Cultura%20na%20In fancia.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2015.
SCALZO, Marília. Jornalismo de Revista. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
SEEMANN, Jörn. Mercator e os Geógrafos: em busca de uma “projeção” do mundo. Mercator - Revista de Geografia da UFC, ano 02, número 03, 2003. Disponível em: <http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/article/viewFile/159/127>. Acesso em: 10 set. 2016.
REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. Publicação mensal do Instituto Ciência Hoje, n. 271, set. 2015, Ano 28. ISSN 0103-2054.
______. n. 272, out. 2015, Ano 28. ISSN 0103-2054.
REVISTA RECREIO. Editora Abril, n° 802, 23 de jul. 2015, Ano 15. ISSN 1517-7467.
______. n. 810, 17 de set. 2015, Ano 15. ISSN 1517-7467.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Jaira Maria da Silva de Almeida, Astrogildo Fernandes da Silva Júnior

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


