O USO DE DIFERENTES LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ESTUDO E COMPREENSÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E DA GLOBALIZAÇÃO

Autores/as

  • Kalina Fernanda Cavalcanti Ferreira Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78637

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Globalização, Espaços, Metodologias

Resumen

Percebe-se que ainda permanece como um desafio para o professor de Geografia procurar metodologias que estimulem e atraiam o alunado à compreensão dos conteúdos geográficos. Contudo, o professor não pode deixar de cumprir seu papel de agente transformador da sociedade, pois o mesmo age diretamente na formação de cidadãos críticos. Nesta perspectiva, o docente deve refletir sobre sua prática diária, procurando metodologias capazes de formar um cidadão em sua totalidade. Partindo dessas premissas, devem ser trabalhados os conhecimentos geográficos de um jeito mais interativo e dinâmico, instigando a atenção do discente; fazendo com que este reflita que a sociedade está em constante modificação. Destarte, o professor pode utilizar de diferentes linguagens no ensino como, filmes, HQs, vídeos, etc., para alcançar os objetivos propostos. Assim sendo, o presente trabalho tem como principal objetivo relatar e analisar o uso de diferentes linguagens no ensino de Geografia para estudo e compreensão do espaço geográfico e da globalização. Este estudo foi realizado no primeiro semestre de 2015 com duas turmas 8.o ano do ensino fundamental de uma escola pública do Município de Picuí-PB.  A pesquisa se configura como qualitativa do tipo pesquisa-ação e na concepção teórica da Geografia Crítica. As diferentes linguagens utilizadas foram: textos auxiliares, imagens, propagandas, filmes, músicas e poesias. Os resultados alcançados se mostraram eficazes indicando que com a utilização de vários recursos na sala de aula é possível ter um melhor aproveitamento no processo ensino-aprendizagem das temáticas abordadas.

Biografía del autor/a

  • Kalina Fernanda Cavalcanti Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela UNINTER. Cursando especialização em Análise Regional e Ensino de Geografia na UFCG. Professora efetiva do Município de Sumé/PB.

Referencias

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; CALLAI, Helena Copeti; KAERCHER, Nestor André; Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano; estudar o Lugar para compreender o mundo. Porto Alegre, Editora Mediana, 9ª edição, 2010.

CAVALCANTI, Lana de Sousa. Geografia, escola e construções de conhecimentos. Campinas-SP, Editora Papirus, 16ª edição, 2010.

CHICO BUARQUE. O meu guri. In: ______. Almanaque. Produção: Mazzola. São Paulo: Ariola Discos, 1981 (LP); 1993 (CD). Letra disponível em: <http://letras.mus.br/chico-buarque/66513/>. Acesso em 08/06/2015.

FLÁVIO, Luiz Carlos. Espaços e homens-máquinas. Poema. In: ______. Geografia em poesias: tempos, espaços, pensamentos. Francisco Beltrão-PR: Grafisul, 2008, p. 42-43.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Hucitec, 1999.

MORAIS, Lucas Oliveira. O ensino da Geografia: novos recursos velhos desafios. V colóquio internacional “Educação e contemporaneidade” São Cristovão-SE/ Brasil. 21 a 23 de setembro de 2011.

O CONTADOR de histórias. Direção: Luiz Villaça. Produção: Denise Fraga e Francisco Ramalho Jr. Roteiro: Mauricio Arruda, José Roberto Torero, Mariana Veríssimo, Luiz Villaça. Fotografia: Lauro Escorel. Elenco principal: Maria de Medeiros, Marco Ribeiro, Paulo Henrique Mendes. Brasil: Ramalho Filmes; Nia Filmes; Warner Bros. Pictures, 2009. DVD, 1h 40min, son., color. Baseado na vida do pedagogo mineiro Roberto Carlos Ramos.

REICHWALD JÚNIOR, Guilherme. Leitura e escrita na geografia ontem e hoje. In: NEVES, Iara C. B. et al. (Org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 7. ed. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2006. p. 67-72.

RUDNICK, Rosane. SOUSA, Sandra de. O Ensino de Geografia e suas linguagens. In: A Geografia e o uso de diferentes linguagens uma necessidade para a sala de aula. Curitiba. Editora IBPEX, 2010.

STEFANELLO, Ana Clarissa. Didática e avaliação da aprendizagem no Ensino da Geografia. 2ª Ed. Revista e atualizada- Curitiba: Ibpex, 2011. (Coleção Metodologia do Ensino de História e Geografia: v. 2)

STRAZZACAPA, Cristina. MONTANARI, Valdir. O que é globalização. In: Globalização: o que é isso, afinal? São Paulo. Moderna, 2003. P. 8-11.

SANTOS, Rosselvelt José. COSTA, Cláudia Lúcia da. KINN, Marli Graniel. Coleção explorando o ensino: Geografia. In: Ensino de Geografia e novas linguagens. Brasília: MEC. Volume 22, 2010.

Publicado

2017-08-27

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O USO DE DIFERENTES LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ESTUDO E COMPREENSÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E DA GLOBALIZAÇÃO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 14, p. 114–127, 2017. DOI: 10.14393/REG-v8-2017-78637. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78637. Acesso em: 6 dec. 2025.