TEMAS GLOBAIS EM SALA DE AULA: AUXÍLIO DAS IMAGENS PARA REFLETIRMOS A GLOBALIZAÇÃO EM QUE NOS INSERIMOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78630Palabras clave:
Ensino de Geografia, Globalização, Educação visualResumen
O trabalho objetiva analisar abordagens de temáticas globais nas aulas de geografia do ensino fundamental a partir do emprego de recursos visuais. Metodologicamente se considera que as experiências do educador e dos educandos merecem ser inseridas nas aulas de geografia. As imagens na (e da) globalização, nesse contexto, presentificam e estabelecem elos com nossas formas de representação, o que colabora com a discussão sobre os seus significados. Os autores chamaram essa forma de ensinar processos do espaço contemporâneo, se valendo do uso de imagens e do saber dos educandos, de “globalização sensível”. Dentro dessa proposta são expostas três aulas em uma turma de nono ano do ensino fundamental de uma escola pública em São Leopoldo/RS. Na primeira delas os educados conceituam a globalização; em outra, os efeitos de processos globais são discutidos a partir de imagens publicitárias e; por fim, se expõe uma experiência em sala de aula em que se revelam as sensações dos educandos quanto às geografias do filme “Babel”. Nas conclusões identificou-se a partir das aulas analisadas um maior interesse dos educandos pela temática da globalização. Quanto ao educador, se mostrou fundamental a investigação da prática de ensino, pois a educação visual implica em redefinir formas de ver o mundo e pensá-lo em um processo dinâmico que associa-se ao papel que a produção de imagens assume no contexto da globalização, mobilizando formas de percepção.
Referencias
BABEL. (filme) Direção: Alejandro Gonzalez Iñarritu. Paramout. 2006, 1 DVD (143 min.)
BARBOSA, Ana Mae. A importância da imagem no ensino da arte. In: a imagem no ensino da arte, anos 1980 e novos tempos. 8 ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010, p. 27-90.
CANCLINI, Nestor García. Lectores, espectadores e internautas. Barcelona: Ed. Gedisa, 2007.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.
FERRAZ, Claudio Benito O. Entrevista com Wenceslao Machado de Oliveira Jr. Entre-Lugar, Dourados-MS, ano 4, n. 7, p. 113-122, semestre 2013/1. Disponível em:
<http://ojs.ws.ufgd.edu.br/index.php?journal=entrelugar&page=article&op=view&path%5B%5D=2678&path%5B%5D=1524>. Acessado em julho de 2016.
HARARI, Yuval Noah. Sapiens, uma breve história da humanidade. 3 ed. Porto Alegre-RS: LP&M, 2015.
HERNANDEZ, Fernando. De que hablamos cuando hablamos de cultura visual? Educação e Realidade, 30(2), p. 9-34, Jul/dez-2005.
HOLLMAN, Verónica. Imágenes e imaginário geográfico del mundo em la geografia escolar em Argentina. Anales de Geografia, Argentina, v. 30, n. 1, p. 55-78, 2010.
IBIS Hotel. Disponível em: <http://www.ibis.com/gb/geoloc/selectdisplayzone.jshtml> Acessado em: agosto de 2016.
KAERCHER, Nestor André. Se a geografia é um pastel de vento o gato comeu a geografia crítica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.
LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A tela mundo. In: ___. A tela global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 255-298.
MASSEY, Doreen. For space. London: Sage publications. 2008.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. rev. São Paulo: Cortez, Unesco, 2011.
OLIVEIRA Jr. Wenceslao Machado de. Grafar o espaço, educar os olhos, rumo às Geografias menores. Pro-posições, Campinas-SP, v. 20, n. 3. Set/Dez 2009. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072009000300002>. Acessado em: agosto de 2016.
______. Lugares Geográficos e(m) Locais Narrativos: Um modo de se Aproximar das Geografias do Cinema. In: MARANDOLA Jr., Eduardo; HOLZER,Werther; OLIVEIRA; Lívia de (Org.s). Qual o espaço do lugar?: Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2014, p. 119-154.
PERRENOUD, Philippe. A escola e a aprendizagem da democracia. Portugal: Edições Asa, 2002.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4 ed. São Paulo: Editora da USP, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Juliano da Costa Machado Timmers, Nestor André Kaercher

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


