METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: CONVERGÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM DE GEOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v16-2025-78485Palavras-chave:
Ensino, Geografia, Metodologias Ativas, GeologiaResumo
Este trabalho tem como objetivo exemplificar práticas metodológicas ativas para a promoção de um diferenciado ensino da geografia física, com foco na construção de uma aprendizagem significativa. A abordagem adotada foi qualitativa, com base na análise de artigos científicos e no uso do livro didático, aplicando práticas pedagógicas em três turmas da 1ª série do ensino médio em escolas públicas do estado de Sergipe. A pesquisa foi realizada entre março e abril de 2025 e envolveu 30 alunos. As atividades foram organizadas em quatro encontros que integraram aulas expositivas dialogadas com apoio de recursos visuais, exibição de documentários e uma atividade lúdica voltada à consolidação dos conhecimentos sobre estrutura da Terra, tectônica de placas, vulcanismo e deriva continental. Os resultados indicam que a Geografia Física, quando trabalhada de forma contextualizada e interativa, possibilita uma aprendizagem mais significativa, desenvolvendo a capacidade dos alunos para interpretar criticamente o espaço geográfico e compreender os impactos das ações antrópicas nas dinâmicas naturais. Conclui-se que metodologias inovadoras são essenciais para aproximar o conhecimento geográfico do cotidiano escolar, contribuindo para a formação de sujeitos mais críticos, criativos e conscientes de sua responsabilidade socioespacial.
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