PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Authors

  • Maurício Aquilante Policarpo Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-77514

Keywords:

Estágio supervisionado, Licenciatura, Geografia, Experiência, Prática

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo relatar experiências e práticas adquiridas nos estágios supervisionados da Licenciatura em Geografia a partir da inserção nas escolas públicas e privadas no município de Uberlândia – Minas Gerais. Esses estágios foram realizados entre os anos de 2015 a 2017 como componente essencial para a formação de licenciado em Geografia. Com efeito, o estágio supervisionado tem como pressuposto habilitar o futuro professor para a docência na educação básica, exigindo deste conhecimento transdisciplinar, estendendo-se desde a caracterização das fases de crescimento e desenvolvimento do aluno na Educação Infantil até aos procedimentos de ensino a serem adotados nas aulas no Ensino Médio. Tal instrumento de formação docente presente na graduação propicia aos acadêmicos experiências profissionais que os coloquem frente ao contexto com o qual irão trabalhar no futuro. Neste sentido, o trabalho abarca as experiências e práticas adquiridas durante a realização do Estágio Supervisionado, colocando em evidência o que é o Estágio Supervisionado em cada uma de suas etapas e sua importância na formação do futuro professor.

Author Biography

  • Maurício Aquilante Policarpo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

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Published

2018-08-29

Issue

Section

Relato de experiência

How to Cite

PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 16, p. 211–225, 2018. DOI: 10.14393/REG-v9-2018-77514. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/77514. Acesso em: 6 dec. 2025.