PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-77514Keywords:
Estágio supervisionado, Licenciatura, Geografia, Experiência, PráticaAbstract
O presente trabalho tem como objetivo relatar experiências e práticas adquiridas nos estágios supervisionados da Licenciatura em Geografia a partir da inserção nas escolas públicas e privadas no município de Uberlândia – Minas Gerais. Esses estágios foram realizados entre os anos de 2015 a 2017 como componente essencial para a formação de licenciado em Geografia. Com efeito, o estágio supervisionado tem como pressuposto habilitar o futuro professor para a docência na educação básica, exigindo deste conhecimento transdisciplinar, estendendo-se desde a caracterização das fases de crescimento e desenvolvimento do aluno na Educação Infantil até aos procedimentos de ensino a serem adotados nas aulas no Ensino Médio. Tal instrumento de formação docente presente na graduação propicia aos acadêmicos experiências profissionais que os coloquem frente ao contexto com o qual irão trabalhar no futuro. Neste sentido, o trabalho abarca as experiências e práticas adquiridas durante a realização do Estágio Supervisionado, colocando em evidência o que é o Estágio Supervisionado em cada uma de suas etapas e sua importância na formação do futuro professor.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES. Diretrizes curriculares para formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília-DF: MEC/CNE, 2001.
______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, MEC/SEMT, 1999.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia – 5.a a 8.a séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Campinas; SP.Ed. Papirus, 2008.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação. Conteúdo Básico Comum de Geografia. 5.a a 8.a séries. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2005.
MIZUKAMI, Maria da Graça N.. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, E.P.U., 1986.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5ª ed. Trad.: Catarina Eleonora da Silva e Jeanne Sawaya.. São Paulo-SP; Brasília-DF: Cortez / UNESCO, 2003. 118p. (Título original: Les sept savoirs nécessaires à l’éducation du futur).
PIMENTA, S. Garrido. O estágio e a formação inicial e contínua de professores. In: Estágio e docência. 3ª. Ed. São Paulo: Cortez, 1999. (Coleção Docência em formação. Série Saberes pedagógicos).
SANTOS, H. M. dos. O estágio curricular na formação de professores: diversos olhares. In: 28ª Reunião Anual da ANPED, GT 8 – Formação de Professores. Caxambu, Associação Nacional de Pesquisa em Educação 2005.
SOUSA NETO, Manoel Fernandes de. Aula de Geografia e algumas crônicas. 2ª edição. Campina Grande: Bagagem, 2008.
UBERLÂNDIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes básicas do ensino de geografia: 1.a a 8.a séries. Uberlândia: Secretaria Municipal de Educação; Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais, 2003.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Maurício Aquilante Policarpo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


