ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TEMPO DE REFORMAS NA EDUCAÇÃO: PERFIL DOS ALUNOS QUE OCUPARAM UMA ESCOLA

Autores

  • Lediane Carvalho de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro –IFTM

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-77513

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Licenciatura, Ensino, Reforma do Ensino Médio

Resumo

O relato tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado de licenciatura em Geografia que ocorreu durante as discussões das propostas do governo federal para reformulação do Ensino Médio e limitar os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Após a interrupção da normalidade do estágio devido à greve de técnicos e professores na Escola de Educação Básica de Aplicação (ESEBA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi possível realizar o acompanhamento de uma escola ocupada na cidade de Uberlândia. A ocupação pelo movimento estudantil foi uma dentre várias que ocorreram no país em reprovação às mudanças propostas. Aprovadas as propostas do governo federal, optou-se por realizar uma pesquisa nas turmas de ensino médio da mesma escola acompanhada durante a ocupação com o intento de identificar o perfil dos educandos e suas preferências dentro dos itinerários formativos previstos na Lei 13.415 de 16 de Fevereiro de 2017. Com a aplicação de questionários, foram entrevistados 141 estudantes, dentre estes, 26% dos entrevistados optam pelas ciências humanas e suas tecnologias, seguido de 24% que escolheram as ciências da natureza e 24% que têm preferência pela formação técnica profissional; destes últimos, 50% dos alunos justificaram a escolha porque pretendem se qualificar para poderem trabalhar logo que concluam o ensino médio. O estudo demonstrou que a preferência está na área de ciências humanas, seguida pelas ciências da natureza. Aqueles que pretendem ingressar na formação técnica profissional, optam para iniciar cedo no mercado de trabalho e ajudar na renda familiar.

Biografia do Autor

  • Lediane Carvalho de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro –IFTM

    Bacharel e licencianda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU; Pós-graduanda em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro –IFTM.

Referências

BRASIL. Emenda Constitucional n° 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1. p. 2. 16 de dez. de 2016.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e nº 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1. 17 de fev. de 2017.

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Publicado

29-08-2018

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TEMPO DE REFORMAS NA EDUCAÇÃO: PERFIL DOS ALUNOS QUE OCUPARAM UMA ESCOLA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 16, p. 203–210, 2018. DOI: 10.14393/REG-v9-2018-77513. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/77513. Acesso em: 26 dez. 2025.