O ESTUDO DA CADEIA DE COMERCIALIZAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL DE ITABAIANA-SE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

Authors

  • João Ernandes Barreto Nascimento Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • José Eloízio da Costa Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Marcelo Alves Mendes Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-77512

Keywords:

Alfabetização espacial, Comercialização, Produção agrícola, Ensino, Aprendizagem

Abstract

O relato trata de um projeto de ensino desenvolvido com alunos de 9.o ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Itabaiana/SE como parte de estágio de licenciatura em Geografia. O projeto, voltado para a alfabetização espacial dos alunos, enfocou o processo que envolve a cadeia de comercialização dos produtos agrícolas do Mercado Municipal de Itabaiana, empregando trabalho de campo, aplicação de questionários e entrevistas com os comerciantes inseridos no mercado municipal, levantamento de referências bibliográficas e dados secundários coletados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com análises e elaboração de gráficos. Os alunos conseguiram identificar os principais produtos comercializados no mercado municipal e constatar que a maioria dos produtos são comercializados por atravessadores, que os comerciantes trabalham em média 14 horas por dia e cerca de 5 dias por semana e que não existe nenhum tipo de exigência para comercializar dentro da feira além do pagamento de uma taxa para que os caminhões possam ocupar os espaços em torno do mercado. Por outro lado, para que os produtos sejam aceitos pelo principal supermercado do município de Itabaiana/SE é exigido um selo fornecido pela prefeitura, no entanto a mesma não aplica nenhum tipo de fiscalização. Destaca-se a possibilidade que os alunos tiveram de conhecer e questionar de onde vem, como e o que é comercializado dentro do Mercado Municipal de Itabaiana através de pesquisa direta sobre sua cadeia de comercialização em trabalho que integrou ensino-aprendizagem de geografia e de pesquisa na educação básica a partir da realidade local.

Author Biographies

  • João Ernandes Barreto Nascimento, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

    Mestrando e bolsista do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGeo/UESB).

  • José Eloízio da Costa, Universidade Federal de Sergipe - UFS

    Docente do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe - UFS.

  • Marcelo Alves Mendes, Universidade Federal de Sergipe - UFS

    Professor Adjunto III do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe (DGEI/UFS), Campus Itabaiana.

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Published

2018-08-29

Issue

Section

Relato de experiência

How to Cite

O ESTUDO DA CADEIA DE COMERCIALIZAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL DE ITABAIANA-SE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 16, p. 193–202, 2018. DOI: 10.14393/REG-v9-2018-77512. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/77512. Acesso em: 7 dec. 2025.