O ESTUDO DA CADEIA DE COMERCIALIZAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL DE ITABAIANA-SE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-77512Keywords:
Alfabetização espacial, Comercialização, Produção agrícola, Ensino, AprendizagemAbstract
O relato trata de um projeto de ensino desenvolvido com alunos de 9.o ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Itabaiana/SE como parte de estágio de licenciatura em Geografia. O projeto, voltado para a alfabetização espacial dos alunos, enfocou o processo que envolve a cadeia de comercialização dos produtos agrícolas do Mercado Municipal de Itabaiana, empregando trabalho de campo, aplicação de questionários e entrevistas com os comerciantes inseridos no mercado municipal, levantamento de referências bibliográficas e dados secundários coletados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com análises e elaboração de gráficos. Os alunos conseguiram identificar os principais produtos comercializados no mercado municipal e constatar que a maioria dos produtos são comercializados por atravessadores, que os comerciantes trabalham em média 14 horas por dia e cerca de 5 dias por semana e que não existe nenhum tipo de exigência para comercializar dentro da feira além do pagamento de uma taxa para que os caminhões possam ocupar os espaços em torno do mercado. Por outro lado, para que os produtos sejam aceitos pelo principal supermercado do município de Itabaiana/SE é exigido um selo fornecido pela prefeitura, no entanto a mesma não aplica nenhum tipo de fiscalização. Destaca-se a possibilidade que os alunos tiveram de conhecer e questionar de onde vem, como e o que é comercializado dentro do Mercado Municipal de Itabaiana através de pesquisa direta sobre sua cadeia de comercialização em trabalho que integrou ensino-aprendizagem de geografia e de pesquisa na educação básica a partir da realidade local.
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