A PRODUÇÃO DO ESPAÇO NA GEOGRAFIA ESCOLAR: NOTAS PRELIMINARES DE UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-77503Palavras-chave:
Geografia Escolar, Geografia Crítica, Currículo, Espaço urbanoResumo
determinam, especialmente, os conteúdos a serem trabalhados ao longo da educação básica. A geografia escolar já passou por muitas transformações e na contemporaneidade carece, em nosso entender, de novas proposições teórico-metodológicas para dar conta dos processos sócio-espaciais correntes. Nesse sentido, um dos temas de maior relevância na atualidade é o espaço urbano em suas múltiplas problemáticas. Este texto objetiva traçar, ainda em caráter preliminar, a importância do desenvolvimento de uma abordagem escolar do espaço urbano a partir do seu processo de produção, evidenciando os agentes envolvidos, os processos relacionados, com suas múltiplas implicações, bem como as transformações humanas inexoráveis. Nesta seara ganha destaque a necessidade de uma abordagem escolar que enfatize o espaço enquanto mercadoria para estimular o entendimento de diversos processos sócio-espaciais, como a segregação espacial, a especulação imobiliária, a gentrificação e as políticas públicas urbanas.
Referências
BARBOSA, Jorge Luis; SILVA, Jaílson Santos. As favelas como territórios de reinvenção da cidade. Cadernos de Desenvolvimento Fluminense, v. 01, p. 01-12, 2013.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ciências Humanas. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000.
CARLOS, Ana. Fani. Alessandri. A Condição Espacial. São Paulo: Contexto. 2015.
CARVALHO, Maria Inez. Fim de século: Escola e Geografia. Rio Grande do Sul: Unijuí. 2007.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; GOULART, Ligia Beatriz. Uma contribuição à reflexão do ensino de Geografia: A noção de espacialidade e o estudo da natureza. Terra Livre, nº 7. São Paulo. 1990.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 2005.
_____________ Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra. 2008.
HARVEY, David. 17 Contradições e o Fim do Capitalismo. São Paulo: Boitempo. 2016.
LEFEBVRE, Henri. La presencia y la ausencia. Contribución a la teoria de las representaciones. México: FCE, 1981.
________________. O espaço. In LEFEBVRE, Henri. Espaço e política. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral. Da geografia que se ensina a gênese da geografia moderna. Santa Catarina: EdUFSC. 1999.
RIO DE JANEIRO. Proposta Curricular: um novo formato. Geografia. Rio de Janeiro: SEEDUC, 2010.
SÃO PAULO. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias. São Paulo: SE, 2011.
VESENTINI, José Willian. Geografia crítica e ensino. In: Ariovaldo Umbelino de Oliveira. (Org.). Para onde vai o ensino da Geografia? São Paulo: Contexto, 2012.
YOUNG, Michael. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, nº 48, vol. 16, set.-dez. 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Tiago Santos de Vasconcelos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


