O YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: UM ESTUDO COM PROFESSORES EM MOÇAMBIQUE
Palavras-chave:
YouTube, Ferramenta pedagógica, Conhecimento geográficoResumo
O trabalho procurou compreender o contributo o YouTube como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento geográfico, em geografia física. Nas metodologias, baseou-se na pesquisa qualitativa, método de procedimentos bibliográfico e a entrevista como técnica de recolha de dados. No fim, possibilitou visão mais ampla de que o YouTube se apresenta, deste modo, como uma ferramenta pedagógica rica em informação e recursos audiovisuais, que são de grande utilidade no ensino da geografia física. O professor deve ter em consideração, contudo, na seleção dos materiais audiovisuais a utilizar, de acordo com os objetivos de aprendizagem a concretizar, sua adequação relativamente à faixa etária e ao nível linguístico dos aprendentes. No acaso desta escola, o uso do YouTube, carece das condições do suporte, em destaque para a cobertura da rede de internet. Nesta ordem, aplica-se com deficiência esta ferramenta pedagógica, recorrendo aos telefones dos alunos em casos específicos. Por último, os professores propõem a oficialização do porte do telefone para as escolas, enquanto apetrecham as salas de informática.
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