O YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: UM ESTUDO COM PROFESSORES EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Idolgy Ribeiro dos Santos Mabunda Universidade Save (UNISAVE) - Moçambique
  • Abrão Antônio Cumaio Escola Secundaria de Maciene - Moçambique
  • Npaicua Magona Sande Universidade Eduardo Mondlane (UEM) - Moçambique

Palavras-chave:

YouTube, Ferramenta pedagógica, Conhecimento geográfico

Resumo

O trabalho procurou compreender o contributo o YouTube como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento geográfico, em geografia física. Nas metodologias, baseou-se na pesquisa qualitativa, método de procedimentos bibliográfico e a entrevista como técnica de recolha de dados. No fim, possibilitou visão mais ampla de que o YouTube se apresenta, deste modo, como uma ferramenta pedagógica rica em informação e recursos audiovisuais, que são de grande utilidade no ensino da geografia física. O professor deve ter em consideração, contudo, na seleção dos materiais audiovisuais a utilizar, de acordo com os objetivos de aprendizagem a concretizar, sua adequação relativamente à faixa etária e ao nível linguístico dos aprendentes. No acaso desta escola, o uso do YouTube, carece das condições do suporte, em destaque para a cobertura da rede de internet. Nesta ordem, aplica-se com deficiência esta ferramenta pedagógica, recorrendo aos telefones dos alunos em casos específicos. Por último, os professores propõem a oficialização do porte do telefone para as escolas, enquanto apetrecham as salas de informática.

Biografia do Autor

  • Idolgy Ribeiro dos Santos Mabunda, Universidade Save (UNISAVE) - Moçambique

    Doutor em Energia e Meio Ambiente pela Universidade Pedagógica de Maputo (UPM), Professor da Universidade Save (UNISAVE) - Moçambique, curso de licenciatura em Geografia.

  • Abrão Antônio Cumaio, Escola Secundaria de Maciene - Moçambique

    Graduado em Ensino de Geografia pela Universidade Pedagógica de Maputo, Professor de Geografia na Escola Secundaria de Maciene

  • Npaicua Magona Sande, Universidade Eduardo Mondlane (UEM) - Moçambique

    Doutoranda em Psicologia, Mestre em Formação de Formadores pela Universidade Pedagógica de Maputo, Professora da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) - Moçambique.

Referências

ALMEIDA, I.D; DA SILVA, J.C.B.; JUNIOR, S.A.D.; BORGES, L.M. Tecnologia e Educação: o uso do Youtube na sala de aula, In: Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2. Campina Grande-PB, 14 a 17 de outubro de 2015. Anais... Campina Grande-PB, 2015.

ALVES, J. Autonomia e Flexibilidade: pensar e praticar outros modos de gestão curricular e organizacional. In: PALMEIRÃO, C.; ALVES, J. (Coords.). Construir a autonomia e a flexibilização curricular: os desafios da escola e dos professores. Porto: Universidade Católica Editora, 2017, p. 6-14.

ARANHA, C.P.; SOUSA, R.C.; JUNIOR, J.B.B; ROCHA, J.R.; SILVA, A.F.G. O YouTube como ferramenta educativa para o ensino de ciências. Olhares & Trilhas, v.21, n.1, p. 10-25, jan./abril 2019.

CALDEIRA, M. C. S. Cabeças vazias e dedos velozes: uma análise da sociedade pedagógica. Revista Teias: Formação Docente: Memórias, Narrativas e Cotidianos, v. 15, n. 37, p. 187-190, 2014.

CARVALHO, A. M. P.; GONÇALVES, M. E. R. Formação continuada de professores: o vídeo como tecnologia facilitadora da reflexão. Cadernos de Pesquisa, n. 111, p. 71-94, Dez. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100- 15742000000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt >. Acesso em 02 de Junho de 2022.

KAMERS, N. J. O Youtube como ferramenta Pedagógica. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

MARTÍN-BARBERO, J. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: SENAC, 2001.

OLIVEIRA, R.M. Currículo escolar: um conjunto de conhecimentos para a concretização de objetivos educacionais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, Edição 8, Ano 2, v. 5, nov. 2017.

PECHI, D. 8 razões para usar o Youtube em sala de aula: planejar aulas mais dinâmicas e interessantes para seus alunos, 2015. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1350/8-razoes-para-usar-o- youtube-em-sala-de-aula>. Acesso em: 21 de março de 2022.

RAMOS, W.K. YouTube como nova ferramenta de estudo e pesquisa para estudantes. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura). Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Ed. Hucitec, 1996.

SCHMTT, C.R.D. O YouTube como ferramenta pedagógica do ensino de geografia Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Mídias na Educação). Universidade Federal do Rio Grande Sul, Porto Alegre, 2015.

SZETO, E.; CHENG, A. Y. Exploring the usage of ICT and Youtube for teaching: a study of pre-service teachers in Hong Kong. The Asia - Pacific Education Researcher, v. 23, n. 1, p. 53-59, mar. 2014.

Downloads

Publicado

21-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: UM ESTUDO COM PROFESSORES EM MOÇAMBIQUE. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 27, p. 76–89, 2025. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/77491. Acesso em: 27 mar. 2025.