FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR NO AMBIENTE ESCOLAR: ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E RESSIGNIFICAÇÃO DE SABERES DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v14-2023-77485Palavras-chave:
Formação continuada de professores, Saberes docentes, Prática pedagógicaResumo
Este estudo, de cunho teórico-bibliográfico, objetivou abordar a importância da formação continuada do professor de Geografia bem como dos demais, dos diferentes níveis da Educação Básica, no contexto escolar, entendido aqui como espaço legítimo para construção de conhecimentos e ressignificação de saberes docentes para o trabalho pedagógico em sala de aula. Neste estudo, é dada ênfase à formação continuada do professor de Geografia, sendo a escola o lócus para esta formação, por estar atrelada às questões do conhecimento, dos saberes docentes, do currículo, das transformações culturais e do avanço das novas tecnologias digitais de informação e comunicação. Pontua-se que o desafio da geografia escolar é fazer com que os estudantes identifiquem o espaço vivido através de experiências cotidianas relacionadas ao conteúdo estudado. Cabe ao professor possibilitar momentos para que a aprendizagem aconteça, observando o espaço vivido de cada indivíduo, fazendo relações com o meio em que vive. Como principais resultados, o estudo mostrou que se deve investir na formação do professor em serviço e a importância do desenvolvimento de uma cultura de formação continuada (na escola ou em rede), destacando o protagonismo e autonomia do professor.
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